Prevenção Social e Desenvolvimental
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
Esta UC tem como objetivos: i) proporcionar uma abordagem dos desenvolvimentos mais relevantes no campo da prevenção social e desenvolvimental da
delinquência e do comportamento antissocial; ii) desenvolver os conhecimentos e competências básicas de concepção e implementação de uma intervenção de acordo com os princípios da prevenção científica focada no conhecimento dos fatores de risco; iii)
desenvolver uma perspetiva crítica sobre a transferência do conhecimento científico para as
práticas e políticas de prevenção
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Descrever as perspetivas mais relevantes sobre prevenção social e desenvolvimental, com
base na investigação teórica, empírica e avaliativa.
-. Descrever os fundamentos para o desenvolvimento de intervenções e programas de que
visam a prevenção de comportamento antissocial e delinquente.
- Descrever os principais modelos de programas desenvolvimentais em termos da sua
fundamentação, objetivos, e design.
- Desenvolver um plano de prevenção desenvolvimetal
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I- Introdução ao campo da prevenção social e desenvolvimental
a) Os conceitos de prevenção, prevenção social e prevenção desenvolvimental
b) Os contributos da criminologia desenvolvimental e do “life course”:
- Padrões desenvolvimentais do comportamento delinquente e antissocial na infância e
adolescência; fatores de risco e de proteção; acontecimentos de vida.
II- Prevenção social e desenvolvimental: intervenções e programas
1.Abordagem geral: Princípios, objetivos e modelos; Os níveis de prevenção; O diagnóstico
2- A prevenção precoce do comportamento antissocial e delinquente
- Fatores de risco e de proteção
- Programas centrados nos indivíduos e na família
- Programas centrados no contexto escolar, comunitário e social
3- A prevenção desenvolvimental na adolescência: programas e contextos.
III- Prevenção do crime e políticas públicas
Bibliografia Obrigatória
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Tremblay Richard E. 340;
Development and prevention of behaviour problems. ISBN: 978-1-84872-007-7
Farrington David P.;
Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Loeber Rolf 340;
From juvenile delinquency to adult crime. ISBN: 978-019-982818-0
France Alan 340;
Pathways and crime prevention. ISBN: 978-1-84392-201-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura
científica relevante. Esta análise centrar-se-á gradualmente em torno do desenvolvimento de
um plano de intervenção de carácter preventivo pelos estudantes. A introdução desta
componente permitirá desenvolver a integração entre o conhecimento fundamental e a
vertente aplicada, fornecendo ainda a oportunidade para a aprendizagem e treino de
competências técnicas relevantes. O relatório escrito realizado em grupo a partir deste
exercício constituirá o objeto da avaliação distribuída.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Calculation formula of final grade
Nota final= AD*0.40+E*0.60
Melhoria de classificação
Cf. REgulamento de Avaliação
Observações
Doyle, O., Harmon, C., Heckman, J. & Tremblay, R. (2009). Investing in early human
development: Timing and economic efficiency'. Economics and Human Biology, 7, 1-6.
Farrington, D. (2003). Developmental and life-course criminology: key theoretical and empirical
issues – The 2002 Sutherland award address. Criminology, 41, 221–255.
D. Farrington (Ed.), (2005). Advances in criminological theory, Vol. 14. Integrated developmental
and life-course theories of offending. New Brunswick: NJ: Transaction.
Farrington, D. & Welsh, C. (2007). Saving Children from a Life of Crime: Early Risk Factors and
Effective Interventions. Oxford: Oxford University Press.
Homel, R. & France, A. (Eds.) (2007). Pathways and crime prevention : theory, policy and
practice. Devon:Willan
Loeber, R. & Farrington, D. (Eds.) (2012). From juvenile delinquency to adult crime. Criminal
careers, justice policy and prevention. New York: Oxford University Press.
Moffitt, T, (1993). “Life-course-persistent” and “adolescence-limited” antisocial behaviour: A
developmental taxonomy. Psychological Review, 100, 674−701.
Najman, J.,Aird, R. & Bor, W., O’Callaghan, M., Willians, G. & Shuttlewood, G.(2004). The
generational transmission of socioeconomic inequalities in child cognitive development
and emotional health. Social Science and Medicine, 58, 1147–1158.
Petrill, A., Plomin, R. & Defries, J. (2003). Nature, Nurture, and the Transition to Early
Adolescence. Oxford University Press.
Rutter, M. (2003). Crucial paths from risk indicator to causal mechanism. In B. Lahey, T. Moffitt
& A. Caspi (Eds.), Causes of conduct disorder and juvenile delinquency (pp. 3-26). Guilford
press.
Sampson, R. & Laub, J. (2005). A Life-Course View of the Development of Crime. Annals of the
American Academy of Political and Social Science, 602, 12-45.
Shonkoff, J. & Phillips, D.(2000). From Neurons to neighbourhoods: The Science of Early
Childhood Development. Report of the Committee on Integrating the Science of Early
Childhood Development. Washington DC: National Academy press.
Tremblay, R..,Aken, M. & Koops, W. (2009). Development and prevention of behaviour
problems : from genes to social policy.Hove: Psychology Press,
Tremblay, R. & Hartup, W. (Eds.) (1987). Developmental origins of aggression New York : The
Guilford Press.
Welsh & D. Farrington (Eds.) (2012). The Oxford Handbook of Crime Prevention. Oxford: Oxford
University Press.