Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > D103 I

Economia Política I

Código: D103 I     Acronym: EP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S (de 14-09-2015 a 18-12-2015)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Direito

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LDB 218 Plano Oficial LD 1 - 6 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-07-28.

Campos alterados: Calculation formula of final grade, Obtenção de frequência, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objectives

1.Levar os estudantes a pensar a realidade económica que está subjacente a todo o comportamento humano. É urgente que cada estudante compreenda a razão pela qual e como é construído o conhecimento cientifico (em particular da ciência económica); 2. Levar os estudantes a compreender o melhor possivel, a realidade económica que preenche o quotidiano de cada homem e, portanto, do futuro licenciado em Direito; 3. Levar os estudantes à produção de um discurso correto sobre a ciência económica. É fundamental não confundir o discurso de senso-comum com o discurso da ciência, quando e onde for necessário explicar fenómenos económicos ( uma das vertentes da explicação global dos fenómenos humanos). É objetivo da disciplina de ECONOMIA POLITICA I, preparar de cada estudante para uma exercitação permanente da inteligência, com recurso à memória apenas como ferramenta de apoio. A complementaridade deste exercicio deverá ser expendida em ECONOMIA POLITICA II.

Resultados de aprendizagem e competências

RAC

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As temáticas desenvolvidas em ECONOMIA POLITICA I cobrem: - O que é o problema e o fenómeno económico; - O que é e como funciona a MICROECONOMIA; - O que é a MACROECONOMIA. - Breve referência à História do Pensamento Económico PARTE I - INTRODUÇÃO 1. Conceitos introdutórios; 2. O modo de pensar do economista; 3. Instrumentos de apoio ao entendimento da realidade económica. PARTE II - MICROECONOMIA 1. O mercado 2. As motivações e condicionantes da procura e ofertas de bens e serviços; 3. O equilibrio concorrencial; 4. O fluxo circular de bens e fatores de produção; 5. Os fatores de produção; 6. As motivações e condicionantes da procura e oferta de fatores de produção; 7. A intervenção do Estado nos mercados. 8. Reflexão dos temas da Parte II com exemplos da Economia Portuguesa. PARTE III - A MACROECONOMIA. 1. Introdução genérica aos temas básicos da macroeconomia. 2. Reflexão dos temas tratados com exemplos sobre a Economia Portuguesa. PARTE IV - BREVE REFERÊNCIA À HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÓMICO 1. A teoria pré-Smith e o mercantilismo; 2. Adam Smith e David Ricardo; 3. O socialismo económico e Karl Marx; 4. O marginalismo; 5. A ortodoxia neoclássica, de Marshall a Pareto; 6. Keynes e Schumpeter; 7. O pós-keynesianismo; 8. As novas ortodoxias e heterodoxias

Bibliografia Obrigatória

Samuelson Paul Anthony 1915-; Economia. ISBN: 84-481-4619-0
Mankiw N. Gregory; Introdução à economia. ISBN: 85-221-0408-5

Bibliografia Complementar

Krugman Paul; Introdução à economia. ISBN: 978-85-352-1108-5
Neves João Luís César das 1957-; Introdução à economia. ISBN: 972-22-1516-7

Observações Bibliográficas

As aulas terão sempre atualidade, pelo que alguns textos de "oportunidade" serão distrbuidos aos alunos em fotocópias ou disponibilizados na PASTA DOCUMENTOS da UC no SIGARRA

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O enquadramento letivo de ECONOMIA POLITICA I foi pensado para aulas TEÓRICO-PRÀTICAS permitindo uma perspetiva frutifera entre o conhecimento teórico e prático e constitui, por isso, um momento importante no processo de aprendizagem, dando ao estudante a possibilidade de vivenciar e reflectir de modo mais detido e aprofundado os conhecimentos que lhe foram previamente transmitidos. Na sua globalidade as aulas serão centradas no vetor teórico-prático e procurarão fornecer um apoio mais concreto à assimilação de conhecimentos teóricos e, nesse sentido, constituem decerto, um complemento para o aprofundamento das matérias  versadas. Teremos sempre presente que a TEORIA é a ligação entre 2 PRÁTICAS.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Eligibility for exams


DE ACORDO COM RAC.
PARA O CASO DE AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA SERÃO REALIZADOS 4 (quatro) MINI-TESTES, SENDO QUE SERÁ OBRIGATÓRIA, PARA VALIDAÇÃO DESTA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO, A PRESENÇA EM PELO MENOS 3 (três) MINI-TESTES. A PARTE DA AVALIAÇÃO DISTRBUIDA RESULTARÁ DA MÉDIA ARITMÉTICA DOS RESULTADOS ( entre 0 -zero valores - e 20 - vinte valores) dos 3 (três)  MINI-TESTES VALIDADOS.

Calculation formula of final grade

VER RAC
PARA O CASO DA AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA, SERÃO CONSIDERADOS OS 3 (três) MELHORES MINI-TESTES.

Provas e trabalhos especiais

NÂO APLICÁVEL

Trabalho de estágio/projeto

NÂO APLICÁVEL

Avaliação especial (TE, DA, ...)

RAC

Melhoria de classificação

De acordo com Regulamento de Avaliação da Licenciatura em Direito.

Observações

HAVERÁ SEMPRE OPÇÃO POR EXAME FINAL - ver RAC
A OPÇÃO POR AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA DEVE SER MANIFESTADA ATÉ AO FINAL DO MÊS DE SETEMBRO DE 2015, ATRAVÉS DE CORREIO ELETRÓNICO OFICIAL PARA j_santos@direito.up.pt SENDO SÓ VÁLIDA ESTA OPÇÃO.
A LISTAGEM DA VALIDAÇÃO OFICIAL DA OPÇÃO, FICARÁ AFIXADA NO PLACARD DO 1º ANO DA LICENCIATURA EM DIREITO e na PASTA DOCUMENTOS da UC no SIGARRA ATÉ ÀS 24 HORAS do DIA 05 de OUTUBRO de 2015. NAS 24 HORAS SEGUINTES SÃO ANALISADAS AS RECLAMAÇÕES.
OS RESULTADOS DOS MINI-TESTES SERÃO AFIXADOS E PUBLICADOS na PASTA DOCUMENTOS da UC no SIGARRA ATÉ 10 DIAS SEGUIDOS APÓS A REALIZAÇÃO DE CADA MINI-TESTE.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-15 às 20:03:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico