| Código: | C209 | Acronym: | METQL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Métodos de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| C | 57 | Plano Oficial LCRI | 2 | - | 6 | - |
A UC constitui uma introdução à investigação qualitativa (IQ)em ciências sociais e na criminologia. No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:
- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da investigação qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das cs. sociais;
- Conhecimento sobre a aplicação dos métodos qualitativos no estudo científico da delinquência, desvio e controlo
social;
- Competências de análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos, tendo consciência da relação estreita opções metodológicas/princípios teórico-epistemológicos;
- Conhecimento da lógica do processo de IQ,métodos e procedimentos de recolha e análise de dados;
- Competências básicas de IQ (aos níveis da concepção, planeamento, recolha e análise de dados).
Ver Objectivos
I. Introdução à IQ: abordagem teórica, epistemológica e metodológica.
1. Enquadramento histórico e teórico-epistemológico da IQ
2. A IQ no estudo da desviância, da delinquência e controlo social: Interaccionismo simbólico,etnometodologia e estudos empíricos.
II.O Processo de IQ
1.O planeamento da investigação
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação
b) Design da investigação e tipos de estudos
c) A circularidade do processo de investigação – a “Grounded Theory”
d) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos.
2. Estratégias de amostragem
3. Métodos de recolha de dados:entrevista qualitativa, observação, análise documental e focus group
4. A análise de dados em IQ
-Procedimentos de preparação dos dados
-Tipos de análise de dados qualitativos
-Introdução ao método de análise de conteúdo
III.A Qualidade da IQ: objectividade, fidelidade, validade e generalização.
IV. A IQ e investigação quantitativa: modelos de combinação.
As metodologias de ensino aliam a exposição dos conteúdos com exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, respetivos métodos de recolha e de análise de dados.
Procura-se ainda exercitar competências de análise de estudos qualitativos empíricos através da leitura e discussão de artigos científicos. A abordagem etnográfica é introduza a partir de exercícios orientados de observação em contexto natural (horas TC).
A componente de AD incide nos exercícios práticos propostos: i) construção de um instrumento de recolha de
dados qualitativos; ii) aplicação de um dos métodos de recolha de dados; iii) análise de conteúdo dos dados. A outra componente de avaliação é constituída pelo exame final.
Condições de Frequência: Cfr regulamento geral
Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).
Fórmula de avaliação: AD*0.4+ E*0.6.A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Trabalho de campo | |
| Total: | 0,00 |
Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).
Fórmula deavaliação: AD*0.4+ E*0.6.A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada
componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.
(Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)
A melhoria de classificação é realizada por exame, e a nota final inclui a avaliação distribuída segundo a fórmula acima indicada.
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