Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C209

Métodos Qualitativos

Código: C209     Acronym: METQL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 17-02-2014 a 23-05-2014)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 57 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-02-13.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objectives

A UC constitui uma introdução à investigação qualitativa (IQ)em ciências sociais e na criminologia. No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:


- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da investigação qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das cs. sociais;
- Conhecimento sobre a aplicação dos métodos qualitativos no estudo científico da delinquência, desvio e controlo
social;
- Competências de análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos, tendo consciência da relação estreita opções metodológicas/princípios teórico-epistemológicos;
- Conhecimento da lógica do processo de IQ,métodos e procedimentos de recolha e análise de dados;
- Competências básicas de IQ (aos níveis da concepção, planeamento, recolha e análise de dados).

Resultados de aprendizagem e competências

Ver Objectivos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Introdução à IQ: abordagem teórica, epistemológica e metodológica.
1. Enquadramento histórico e teórico-epistemológico da IQ
2. A IQ no estudo da desviância, da delinquência e controlo social: Interaccionismo simbólico,etnometodologia e estudos empíricos.


II.O Processo de IQ
1.O planeamento da investigação
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação
b) Design da investigação e tipos de estudos
c) A circularidade do processo de investigação – a “Grounded Theory”
d) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos.
2. Estratégias de amostragem
3. Métodos de recolha de dados:entrevista qualitativa, observação, análise documental e focus group
4. A análise de dados em IQ
-Procedimentos de preparação dos dados
-Tipos de análise de dados qualitativos
-Introdução ao método de análise de conteúdo


III.A Qualidade da IQ: objectividade, fidelidade, validade e generalização.


IV. A IQ e investigação quantitativa: modelos de combinação.

Bibliografia Obrigatória

Bardin Laurence; Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Glaser Barney G.; The^discovery of Grounded Theory. ISBN: 0-202-30260-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica. ISBN: 972-9413-67-3
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-415-08664-7
Krippendorff Klaus; Content analysis. ISBN: 0-7619-1545-1
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5
Rubin Herbert J.; Qualitative interviewing. ISBN: 0-8039-5096-9
Silverman David; Doing qualitative research. ISBN: 7619-5823-1
Kvale, S.; Interviews, Sage, 1996
Jupp, V., Davies, P.,Francis, P. (Eds.) ; Doing Criminological research, Sage, 2000
King, R., Wincup, E. (eds.); Doing research in Crime and Justice., Oxford Univ.Press, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino aliam a exposição dos conteúdos com exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, respetivos métodos de recolha e de análise de dados.
Procura-se ainda exercitar competências de análise de estudos qualitativos empíricos através da leitura e discussão de artigos científicos. A abordagem etnográfica é introduza a partir de exercícios orientados de observação em contexto natural (horas TC).
A componente de AD incide nos exercícios práticos propostos: i) construção de um instrumento de recolha de
dados qualitativos; ii) aplicação de um dos métodos de recolha de dados; iii) análise de conteúdo dos dados. A outra componente de avaliação é constituída pelo exame final.

Condições de Frequência: Cfr regulamento geral

Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).


Fórmula de avaliação: AD*0.4+ E*0.6.A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Trabalho de campo
Total: 0,00

Calculation formula of final grade

Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).

Fórmula deavaliação: AD*0.4+ E*0.6.A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada
componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.

 

(Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é realizada por exame, e a nota final inclui a avaliação distribuída segundo a fórmula acima indicada.

Observações

Bardin, L.(1995). Análise de conteúdo. Ed. 70.
Denzin, N.,Lincoln, Y. (Eds) (2000). Handbook of QR. Th. Oaks:Sage.
Glaser, B., Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: (...). NY: De Gruyter.
Gubrium, J., & J. Holstein (Eds.),Handbook of Interview Research. Th. Oaks: Sage.
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa:Monitor.
Hagan, F.(2000), Research methods in CJ and Criminology. Massachusetts: Allyn & Bacon.
Hammersley, M., Atkinson, P. (2000),Ethnography (…). London:Routledge.
Jupp, V., Davies, P.,Francis, P. (Eds.) (2000), Doing Criminological research, London: Sage.
King, R., Wincup, E. (eds.) (2000), Doing research in Crime and Justice.Oxford: Oxford Univ.Press
Krippendorff, K. (2004). Content analysis (...).Th. Oaks: Sage.
Kvale, S.(1996).Interviews. Th.Oaks:Sage.
Mason, J. (2001). Qualitative Research. Th. Oaks: Sage.
Rubin, H.,Rubin,J.(1995). Qualitative interviewing (...).Th. Oaks: Sage.
Silverman, D. (2000). Doing QR. Th. Oaks: Sage.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-08 às 00:00:44 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico