Temas de Criminologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MC |
35 |
Plano Oficial de MC - 2010 |
1 |
- |
6 |
54 |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
Esta disciplina tem por objectivo geral proporcionar uma introdução à evolução histórica, estrutura, sistemas e função do pensamento criminológico. Pretende-se, nesse sentido, capacitar o aluno para:
- Desenvolver uma primeira perspectiva interdisciplinar e integrada do desenvolvimento do campo criminológico, ao nível epistemológico, teórico e metodológico.
- Conhecer as condições de emergência e o desenvolvimento do saber sobre o crime e a reacção social nos países ocidentais, situando-os nos respectivos contextos teóricos, sócio-culturais, políticos e éticos.
- Perspectivar historicamente o saber criminológico produzido em Portugal e situá-lo face aos desenvolvimentos do domínio em termos internacionais.
- Perspectivar o estado actual da Criminologia, nas suas vertentes fundamental e aplicada.
- Identificar os principais pressupostos dos paradigmas teóricos da criminologia actual e respectivas implicações ao nível da investigação criminológica.
- Conhecer as exigências do conhecimento científico e da reflexão metodológica rigorosa, identificando os princípios do processo de investigação em criminologia e as práticas de investigação.
Programa
A. Definição, objecto e delimitação do campo criminológico
1. Definições em extensão e em compreensão.
2. Objecto e principais áreas do conhecimento criminológico: o crime, a criminalidade, a desviância, o delinquente, a vítima e a reacção social; macro e microcriminologia, vitimologia e criminologia da reacção social.
3. Estatuto epistemológico da criminologia: a criminologia no quadro das ciências humanas e sociais: interdisciplinaridade, unidade e autonomia.
B. Método
1. A criminologia enquanto ciência empírica.
2. Introdução aos métodos quantitativos e qualitativos em criminologia.
3. Introdução às principais fontes de informação relevantes para a criminologia.
C. Desenvolvimento histórico da Criminologia
A constituição e evolução dos sistemas teóricos de pensamento: a Escola Clássica de Direito Penal; a Escola Cartográfica; o movimento da reforma das prisões; a frenologia; a Teoria da Degenerescência de Morel; a Escola de Antropologia Criminal, seus percursores, opositores e desenvolvimentos; a Escola de Defesa Social; as novas concepções sobre o Normal e o Patológico e as influências no desenvolvimento da Criminologia.
D. O especial capítulo da História da Criminologia em Portugal
E. Paradigmas teóricos da criminologia do séc. XXl
1- As orientações voltadas para ao indivíduo: a criminologia etiológica e diferencial. As perspetivas bio(sócio)lógicas e psicológicas: as teorias da personalidade criminal; as abordagens psicossociais.
2- As orientações fenomenológicas sobre o agir delinquente: a criminologia dinâmica ou da passagem ao acto delinquente
3 - As orientações sociológicas: desorganização social, anomia, associação diferencial e controlo.
4. A rutura operada pela criminologia da reacção social e posteriores desenvolvimentos (criminologia crítica, feminista, vitimologia)
F. Ass tendências da Criminologia na passagem para o séc. XXI: a Criminologia do ato, a prevenção situacional e os novos objetos (vítima e insegurança)
Bibliografia Obrigatória
Cusson Maurice;
Criminologia. ISBN: 978-972-46-1620-9
Dias Jorge de Figueiredo 1937-;
Criminologia. ISBN: 972-32-0069-4
Gassin Raymond;
Criminologie. ISBN: 2-247-01841-6
Hagan Frank E.;
Introduction to criminology. ISBN: 0-8304-1351-0
Killias Martin;
Précis de criminologie. ISBN: 3-7272-0974-7
Maguire Mike 340;
The^Oxford handbook of criminology. ISBN: 0-19-924937-7
McLaughlin Eugene;
The^sage dictionary of criminology. ISBN: 0-7619-5908-4
Moyer Imogene L.;
Criminological theories. ISBN: 0-8039-5851-X
Siegel Larry J.;
Criminology. ISBN: 0-314-04560-0
Vold George B.;
Theoretical criminology. ISBN: 0-19-503616-6
Kuhn, A. e Agra, C.; Somos todos criminosos?, Casa das Letras, 2010. ISBN: 978-972-46-1951-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final