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Métodos Qualitativos

Código: C209     Acronym: METQL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 63 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

Objectivos:
Perspectivar historicamente a emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa e de enquadrar as questões e os paradigmas epistemológicos e teóricos que a estruturam;

Conhecer as lógicas e estratégias que estruturam a investigação qualitativa, as etapas do processo de pesquisa e a sua respectiva natureza e dinâmica;

Domínio do processo de investigação qualitativa, designadamente a ligação entre questões, metodologias e métodos, técnicas e procedimentos.

Conhecer a aplicação dos métodos qualitativos no campo da investigação sobre o fenómeno criminal e a desviância, respectivo enquadramento teórico, relevância e desenvolvimentos.

Conhecer os métodos de observação, entrevista e análise documental no estudo das diferentes dimensões do fenómeno criminal.

Conhecer os métodos de análise de dados qualitativos e as técnicas de análise de conteúdo.

Competências e resultados de aprendizagem:
Adquirir as competências necessárias à análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos em Criminologia.

Adquirir os conhecimentos e as competências metodológicas e técnicas básicas necessárias à concepção e operacionalização de um projecto de investigação qualitativa.



Programa

I. Introdução à investigação qualitativa: abordagem teórica, epistemológica e metodológica.
1.As dificuldades de uma definição
2. Enquadramento teórico-epistemológico da investigação qualitativa
3. Breve abordagem histórica da emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa
II. A investigação qualitativa no estudo da desviância e do fenómeno criminal
1.Emergência e desenvolvimentos
2. Interaccionismo simbólico e etnometodologia
III- O Processo de Investigação Qualitativa
1. O planeamento da investigação
a) A importância da teoria na formulação das questões a investigar
b) A circularidade do processo de investigação – A “Grounded Theory”
c) A teoria como versão do mundo
d) Questões de base para definir o objecto de uma investigação
e) Estratégia de investigação: ligação entre questões, metodologias e métodos.
2. A entrada no terreno
3. Estratégias de amostragem
4. A recolha de dados
5. Análise e interpretação dos dados

IV. A Qualidade da investigação qualitativa: objectividade, fidelidade, validade  e generalização.
V. Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevista qualitativa (individual, focus groups, histórias de vida); observação; análise documental)

VI- Os métodos e técnicas qualitativos de análise e de interpretação dos dados e iniciação a programas computorizados de análise qualitativa.
VII- Investigação qualitativa e investigação quantitativa: modelos e estratégias de combinação.






Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A distribuição equivalente do tempo de contacto entre aulas teóricas e sessões práticas de laboratório (PL) e de TC (trabalho de campo), é justificada pela necessidade de desenvolver e de aplicar os conhecimentos adquiridos.

As aulas teóricas serão de tipo expositivo, apresentando conhecimentos que permitam dominar os métodos qualitativos e a especificidade da sua aplicação na Criminologia.

Nas sessões PL serão efectuados exercícios práticos de planeamento e de execução (em pequenos grupos) de uma investigação qualitativa.
O trabalho de campo permitirá o treino dos métodos qualitativos de recolha de dados, em particular da entrevista e da observação.

As sessões práticas de laboratório (PL) serão alvo de registo da assiduidade dos estudantes.
Este registo destina-se a supervisionar o seu grau de envolvimento e de participação na elaboração dos exercícios metodológicos previstos.
De acordo com o regulamento de avaliação (FDUP), considera-se que um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas práticas previstas.
Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas práticas (PL) podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalhos especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respetiva ficha de disciplina.
Este requisito aplica-se, de igual modo, aos estudantes que tendo realizado o relatório de pesquisa no ano letivo anterior (individualmente ou em grupo), não obtiveram aprovação na disciplina. Tal significa que apesar de o estudante ter obtido aprovação no trabalho prático no ano letivo anterior poderá ter que se submeter a uma prova ou outro tipo de trabalho especial para demonstração dos conhecimentos e competências adquiridas com o mesmo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Time (Hours) Peso (%) End date
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 55,00
Total: - 0,00

Eligibility for exams

O regime de avaliação da presente unidade curricular é composto pelas seguintes componentes:

a) Prova escrita de exame final individual
b) Proposta e Relatório de pesquisa qualitativa
c) Exercícios práticos de planeamento e execução de uma investigação qualitativa

Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.

Calculation formula of final grade

A avaliação na presente unidade curricular contempla as seguintes três componentes, com os correspondentes pesos no cálculo da classificação final:

a) Prova escrita de exame final individual - peso de 65%
b) Proposta e Relatório de pesquisa qualitativa - peso de 25%
c) Exercícios práticos de planeamento e execução de uma investigação qualitativa - peso de 10%

A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação propostas.

Chama-se a atenção para as seguintes situações.
a) caso em que o estudante tem uma classificação igual ou superior a 8 no relatório de investigação - pode apresentar-se a exame na época normal;
b) caso em que o estudante tem uma classificação inferior a 8 no relatório de investigação - tem que entregar um novo relatório antes da data de exame da época de recurso (data a definir pela docente);
c) se o estudante reprovar no exame da época normal poderá submeter-se a um novo exame na época de recurso sendo mantida a classificação obtida no Relatório de Investigação qualitativa, caso esta seja positiva.

Avaliação em Época de Recurso:
Para efeitos de avaliação em Época de Recurso são consideradas todas as componentes de avaliação vigentes na unidade curricular, com a correspondente ponderação na classificação final.
Podem apresentar-se a exame na época de recurso todos os estudantes que não se tenham submetido a avaliação em época normal ou que, tendo-o feito, não tenham obtido aprovação à mesma.



Provas e trabalhos especiais

Proposta e Relatório de pesquisa qualitativa: esta componente de avaliação integra dois elementos:

1. Uma proposta de pesquisa;

2. Um relatório de investigação qualitativa - com um focus na aplicação de duas das metodologias estudadas no programa da unidade curricular, nomeadamente a observação e a entrevista.

Condições de realização da Proposta e do Relatório de Pesquisa Qualitativa:
1. O relatório de pesquisa qualitativa deverá ser realizado preferencialmente em grupo (constituído no máximo por 3 elementos), mas também pode ser realizado individualmente.
2. É obrigatória a apresentação (escrita) de uma proposta de pesquisa qualitativa com um focus na aplicação de duas das metodologias qualitativas estudadas no programa da disciplina.

Proposta de pesquisa qualitativa integra as seguintes componentes:
- Objeto e finalidade do estudo
- Questões exploratórias
- Perspetivas teóricas orientadoras da pesquisa
- Metodologia qualitativa: esta é particularmente relevante uma vez que é a sua operacionalização que constitui a dimensão central do relatório de pesquisa qualitativa.

Este último ponto deverá contemplar as seguintes dimensões:
- Opções metodológicas e sua adequação aos objetivos do estudo
- Estratégia de pesquisa
- Papel do investigador na pesquisa qualitativa
- Informantes privilegiados
- Amostra qualitativa
- Técnicas de recolha (e.g., guiões de entrevista e de observação) e análise dos dados
Por fim, devem apresentar um cronograma da pesquisa, a bibliografia consultada e em anexo um exemplar da grelha de observação e do guião de entrevista a utilizar (caso se encontrem já esboçados).

Aspetos a ter atenção na apresentação da Proposta de Pesquisa (Ver documento: Normas de avaliação e de funcionamento- Métodos Qualitativos- 2011/12 na pasta da disciplina no Sigarra):

COMPONENTES DO RELATÓRIO DE PESQUISA QUALITATIVA E CRTÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
O relatório de investigação integra a maior parte das componentes acima descritas, mas com um maior desenvolvimento. Acresce um capítulo dedicado à recolha e análise dos resultados e às conclusões.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Nível dos conhecimentos teórico-metodológicos apresentados
Capacidade de formulação de problemas teóricos
Capacidade de operacionalização das metodologias qualitativas acionadas
Capacidade de análise, interpretação e apresentação dos dados
Análise reflexiva e crítica sobre o objecto e as metodologias utilizadas
Pesquisa bibliográfica
Cumprimento das normas fixadas para a elaboração e redação do relatório (Ver documento: Normas de avaliação e de funcionamento- Métodos Qualitativos- 2011/12 na pasta da disciplina no Sigarra).

Data de entrega da proposta de pesquisa qualitativa e do relatório:
Data de entrega da proposta de pesquisa qualitativa: 27 de Março de 2012.

Data de entrega do relatório final de pesquisa qualitativa:A entrega do relatório de investigação ocorre para todos estudantes, independentemente da época de exame a que se submetam (normal e/ou de recurso), no final do 2.º semestre, ou seja, a 19 de Maio de 2012.







Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes-Trabalhadores:
Os estudantes que se encontrem nesta condição estão sujeitos ao mesmo regime de avaliação que os restantes estudantes.
Face à eventualidade de não poderem frequentar as aulas, deverão contactar a docente logo no início do semestre para que possam ser devidamente informados e acompanhados na realização das actividades e componentes de avaliação propostas.

Melhoria de classificação

A avaliação para efeitos de melhoria de classificação só exige a realização de uma prova de exame escrito nas épocas estabelecidas como elegíveis pelos regulamentos de avaliação vigentes, prevalecendo a classificação alcançada na melhoria se for superior à anteriormente obtida.

Observações

Avaliação em época especial:só exige a realização de uma prova de exame escrito na época estabelecida como elegível pelos regulamentos de avaliação vigentes.


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