Ciências do Comportamento Desviante II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Comportamento |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
77 |
Plano Oficial LCRI |
1 |
- |
6 |
- |
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Língua de trabalho
Inglês
Objectives
- Conhecer as principais escolas de pensamento sociológico, enquadrando-as nas condições sociais e teóricas da sua emergência e desenvolvimento.
- Estudo aprofundado das principais teorias sócio-criminológicas do desvio e da reacção social. Estudo dos processos de marginalização e de exclusão na sua relação com a questão criminal.
- Abordagem sociológica dos sistemas de controlo e reacção social à desviância.
Programa
I- Introdução ao pensamento sociológico
1. Conceitos de base e paradigmas teóricos
2. Comte, Marx, Durkheim e Weber.
3. Funcionalismo, interaccionismo simbólico, etnometodologia e “construção social da realidade”.
II- Perspectivas psicossociais e sociológicas no estudo do desvio, da delinquência e da reacção social.
1. Os “fundadores”: Tarde, Durkheim e a Escola de Chicago
2. Desvio, delinquência e estrutura social (a teoria da anomia de R. Merton; o estudo das subculturas delinquentes).
3. Desvio, delinquência e processos sociais (as abordagens da aprendizagem social, a teoria da associação diferencial).
4. As teorias do controlo social (a “containment theory” e a teoria dos laços sociais).
5. As teorias interaccionistas e da reacção social
6. As teorias do conflito.
III- Sociabilidades criminais: codelinquência e redes, associações diferenciais, “gangs” e crime organizado.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante. As sessões de tipo OT (orientação tutória) destinam-se à orientação individualizada de um trabalho a realizar pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Time (Hours) |
Peso (%) |
End date |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Eligibility for exams
Cfr regulamento geral
Calculation formula of final grade
Cfr regulamento geral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cfr regulamento geral
Melhoria de classificação
Cfr regulamento geral
Observações
Bibliografia:
- Agra, C; Queirós, C.; Manita, C.; Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do Comportamento Desviante. Separata especial da Revista do Ministério Público, nº 69.
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- Cruz, M. (1989). Teorias sociológicas. Os fundadores e os clássicos (antologia de textos). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
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- Cohen, A. (1971). Delinquent boys : the culture of the gang . New York : The Free Press.
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- Coulon, A. (2004). L’École de Chicago. Paris. PUF
- Coulon, A. (1996). L’éthnométodologie. Paris: PUF.
- Durkheim, E. (1998). As regras do método sociológico, Lisboa, Editorial Presença, 1998.
-Durkheim, E. (1998). O suicídio, Lisboa: Editorial Presença.
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