Justiça Restaurativa e Mediação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
39 |
Plano Oficial LCRI |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
- Conhecer os princípios e objectivos da justiça restaurativa, condições de emergência, modelos e desenvolvimentos actuais a nível nacional e internacional.
- Compreender a emergência e os desenvolvimentos da mediação, enquanto meio alternativo de regulação de conflitos e identificar os seus princípios, objectivos, principais modelos e contextos de aplicação.
- Reflectir sobre a crescente importância da mediação na regulação de conflitos no âmbito social, familiar, penal, laboral e tutelar educativo e perspectivar criticamente a sua posição nos respectivos contextos judiciários.
- Perspectivar a mediação vítima-ofensor no quadro das práticas de justiça restaurativa e familiarizar-se com as experiências realizadas nos diferentes domínios, quer a nível nacional quer internacional, designadamente o seu enquadramento legal e institucional, as condições de funcionamento, os actores envolvidos, as metodologias e os efeitos; os resultados da investigação avaliativa.
- Conhecer os processos de mediação e exercitar as competências e técnicas inerentes ao papel do mediador;
- Conhecer os debates e as abordagens críticas sobre a justiça restaurativa e a mediação
Programa
1. Introdução: direito, ciência, ética e justiça.
2. A Justiça restaurativa:
2.1. Definição, pressupostos, princípios e objectivos da justiça restaurativa
2.2. Condições de emergência e desenvolvimentos da justiça restaurativa contemporânea
2.3. Modelos, práticas e campos de aplicação
3. A Mediação
3.1. Introdução
3.1.1.Discussão do conceito e estruturas fundamentais da mediação
3.1.2.condições de emergência, desenvolvimentos e campos de aplicação
3.1.3.A mediação como meio de regulação de conflitos e o sistema de justiça
3.2. Mediação vítima-ofensor, sistema de justiça e políticas criminais no contexto internacional:
3.2.1. Políticas e enquadramento jurídico supranacionais;
3.2.2.Programas e campos de aplicação (enquadramento legal e institucional e seus efeitos; âmbito;
3.3. As práticas de mediação:
3.3.1. Modelos e princípios
3.3.2. Processo e técnicas de mediação (regras, procedimentos, técnicas, e momentos/fases)
4- A mediação penal no ordenamento jurídico português.
5. Justiça restaurativa e mediação no âmbito da justiça criminal: perspectivas críticas e debates.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á,nesta última, o contacto com o processo de mediação e o treino das competências e técnicas através de exercícios práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Eligibility for exams
A avaliação distribuída pressupõe a participação em exercícios realizados nas aulas práticas relativos ao processo de mediação.
Essa participação será avaliada entre 0 e 2 valores, que acrescerão à nota do exame final.
No caso dos alunos que não tenham obtido, pelo menos, 1 valor na avaliação distribuída (quer haja ou não assiduidade às aulas), haverá uma prova prática no final do semestre
Os alunos que tenham obtido classificação na avaliação distribuída poderão, se o desejarem, submeter-se à mesma prova, com o objetivo de melhoria de nota.
A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final.
Observações
Bibliografia
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