Epistemologia da Criminologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
0 |
Plano Oficial LCRI |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
- Reflectir sobre a posição da criminologia, perspectivada enquanto campo de teorias e de práticas, no campo do conhecimento, a partir da análise das suas relações com outras disciplinas do saber, em particular com as ciências sociais e humanas.
- Situar a evolução do pensamento criminológico no seio das transformações dos sistemas de pensamento.
- Conhecer as grandes tradições epistemológicas e ser capaz de desenvolver grelhas de análise epistemológica e de as aplicar na abordagem das perspectivas sobre o fenómeno criminal.
- Desenvolver uma perspectiva epistemológica sobre o pensamento criminológico.
- Perspectivar os métodos de investigação e as práticas de intervenção em Criminologia em termos epistemológicos e adquirir os conhecimentos e competências necessárias à fundamentação epistemológica de orientações e opções metodológicas e práticas.
Programa
1. Características gerais do pensamento científico
2. Divisão e organização das ciências; o lugar da criminologia no concerto das ciências e o seu estatuto científico
3. Positivismo, racionalismo e construtivismo na criminologia
4. Descrição, explicação, compreensão e interpretação no pensamento criminológico
5. O Funcionalismo , o estruturalismo e o historicismo criminológico
6. A "epistèmé" contemporânea e a criminologia
7. A epistemologia na sua relação com os métodos de investigação e as práticas de intervenção
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e sessões de seminário. Nestas últimas, para além da análise e discussão dos conteúdos expostos, pretende-se que cada estudante desenvolva um trabalho sobre um dos tópicos do programa.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Observações
Bibliografia
Agra, C. d. (1986). Science, maladie mentale et dispositifs de l'enfance. Du paradigme biologique au paradigme systemique. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
Agra, C. d. (1995). "Sujet autopoiétique et transgression". In Colectivo (Ed.), Acteur social et délinquance. Une grille de lecture du système de justice pénale. En hommage au Prof. Christian Debuyst (pp. 415-425). Bruxelles: Pierre Mardaga.
Agra, C. d. (2001). "Elementos para uma epistemologia da Criminologia". In: Colectivo (Ed.), Estudos em comemoração dos cinco anos (1995-2000) da FDUP (pp. 63-95). Coimbra: Coimbra Editora.
Agra, C. d. (2004). "La révolution scientifique de la criminologie contemporaine. Victime et
sécurité: deux analyseurs épistémiques". La criminologie - Évolutions scientifiques er pratiques:
hier, aujourd'hui et demain, Suíça:Verlag Rüegger.
Canguilhem, G. (1966). Le normal et le pathologique. Paris: Presses Universitaires de France.
Luz, J. L. B. (2002). Introdução à epistemologia. Conhecimento, verdade e história. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Foucault, M. (1997). L'archeologie du Savoir. Paris: Gallimard
Kuhn, T. (1998). La structure des revolutions scientifiques. Paris: Flammarion
Popper, K. (2006). The Logic of scientific discovery. Reino Unido: Routledge
Teubner, G. (1993). O direito como sistema autopoiético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Van Outrive, L. (1977). "Interaccionisme et neo-marxisme. Une analyse critique". Déviance et Société, I(3), 253-289