Modelos de Intervenção em Criminologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
23 |
Plano Oficial LCRI |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
Conhecer os desenvolvimentos das políticas comunitárias e respectivas estratégias enquadrando-as e analisando-as no contexto das transformações sociais, políticas e das perspectivas ideológicas
Ser capaz de identificar e caracterizar os principais modelos de prevenção comunitária da criminalidade e da insegurança e conhecer as condições da sua implementação e avaliação
Conhecer os debates actuais relativos às estratégias comunitárias de prevenção da criminalidade e da insegurança
Possuir conhecimentos que permitam desenvolver uma abordagem sobre as relações entre políticas e práticas no campo da prevenção da criminalidade e da insegurança.
Programa
I. Introdução à Avaliação de Programas de Intervenção
1) Concepção de programas: requisitos, critérios e procedimentos.
2) Avaliação de programas: análise de resultados de estudos de meta-análise e seu impacto na intervenção junto de delinquentes jovens e adultos.
II. Programas de intervenção em delinquentes violentos.
1) Enquadramento legal
2) Evolução dos referenciais teóricos e formas de intervenção na delinquência violenta
3) Situação actual em Portugal
III. Programas de intervenção em delinquentes sexuais.
1) Enquadramento legal
2) Evolução dos referenciais teóricos e formas de intervenção na delinquência sexual
3) Situação actual em Portugal
IV. Programas de Intervenção comunitária de prevenção da criminalidade e a insegurança
1) Introdução às concepções e práticas de prevenção comunitária da criminalidade e da insegurança: análise das suas implicações na dinâmica das sociedades contemporâneas.
2) A evolução das políticas e práticas de prevenção comunitária da criminalidade e da insegurança: análise da experiência portuguesa no quadro internacional
3) Prevenção situacional
4) Implementação e avaliação de programas de prevenção comunitária da criminalidade e da insegurança.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e aulas de ensino prático. Nas aulas teóricas serão descritos e discutidos os principais conteúdos programáticos. Nas aulas práticas serão realizados trabalhos em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Observações
Bibliografia
Fonseca, A. C; Simões, M.; Simões, A. C.; Pinho, M. S. (Eds). Psicologia Forense. 2006. Nova Almedina. ISBN 9789724028538.
Gonçalves, R.A., Machado, C. (Coords.)(2002). Violência e Vítimas de Crimes. Vol.1 - Adultos. Quarteto Ed.
Skogan, W. G. (2003) Community Policing: Can It Work? Wadsworth
Skogan, W. G. (2006) Police and Community in Chicago: A Tale of Three Cities. Oxford: University Press
Skogan, W. G., Frydl, K. (2004) Fairness and Effectiveness in Policing: The Evidence. The National Academies Press
Skogan, Wesley G. and Susan M. Hartnett. Community Policing, Chicago Style. Oxford University Press (1997).
Skogan, Wesley G., Susan M. Hartnett, Jill DuBois, Jennifer T. Comey, Marianne Kaiser and Justine H. Lovig. On the Beat: Policing and Community Problem-Solving. Oxford University Press (1999).