Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Special education teachers' interactive styles in early education [Estilos interactivos de educadoras do ensino especial em contexto de educação-de-infância]

Publicações

Special education teachers' interactive styles in early education [Estilos interactivos de educadoras do ensino especial em contexto de educação-de-infância]

Título
Special education teachers' interactive styles in early education [Estilos interactivos de educadoras do ensino especial em contexto de educação-de-infância]
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2009
Revista
Vol. 25 4
Páginas: 547-559
ISSN: 0102-3772
Indexação
Publicação em ISI Web of Knowledge ISI Web of Knowledge
Outras Informações
ID Authenticus: P-007-TMR
Abstract (EN): This study intended to characterize special education teachers' interactive styles while interacting with children with disabilities, in day care/preschool contexts in Porto. Fifty special education teachers and 50 children with disabilities participated in the study. Interactive behaviours were rated based on the Teaching Styles Rating Scale. Child engagement was coded by means of the E-QUAL III. Using cluster analysis, two subgroups of teachers were identified: (i) teachers using more frequently directive behaviours; (ii) teachers with predominance of elaborative and responsive behaviours. Subgroups differences were found for classroom structural quality, teachers' characteristics and children's observed engagement. Children with disabilities seem to benefit from low directive interactions. Elaborative-responsive teacher's interactions tend to promote more sophisticated levels of children's engagement, and are thus recommended.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 13
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Estudo de avaliação das orientações curriculares e da qualidade na educação pré-escolar: estudos de caso: relatório final (2014)
Relatório Técnico
Ana Isabel Pinto; Catarina Grande; Isabel Macedo Pinto; Joana Cadima; Maria de Lourdes Mata; Sylvie Marinho
Caracterização dos contextos de educação pré-escolar: inquérito extensivo: relatório final (2014)
Relatório Técnico
Ana Isabel Pinto; Catarina Grande; Isabel Macedo Pinto; Joana Cadima; Maria de Lourdes Mata; Júlia Serpa Pimentel; Sylvie Marinho
Joaquim Bairrão: um teórico forçado à prática? ou um prático forçado à teoria?: pensamentos e percursos pela psicologia (2019)
Livro
Joaquim Bairrão; Isabel Felgueiras; Ana Isabel Pinto; Catarina Grande; Isabel Abreu-Lima; Manuela Pessanha; Teresa Leal; Sílvia Barros; Ana Madalena Gamelas; Helena Mesquita; Mafalda Lopes
Interacção educador-criança em contexto de creche (2003)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Ana Isabel Pinto; Catarina Grande; Isabel Novais
TSRS: Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (2013)
Capítulo ou Parte de Livro
R. A. McWilliam; R. A. Zulli; R. E. L. de Kruif; Ana Isabel Pinto; Cecília Aguiar; Catarina Grande

Ver todas (19)

Da mesma revista

Participation of children between three and five years old at home and in the community setting (2020)
Artigo em Revista Científica Internacional
Sofia Guichard; Catarina Grande
O uso dos testes como revelador dos modelos de prática psicológica em Portugal (1988)
Artigo em Revista Científica Internacional
L. S. Almeida; Orlanda Cruz
O que os adolescentes brasileiros e portugueses pensam quando pensam em comprar? (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Samuel Lins; Gabrielle Poeschl
Estilos interactivos de educadoras do ensino especial em contexto de educação-de-infância (2009)
Artigo em Revista Científica Internacional
Catarina Grande; Ana Isabel Pinto

Ver todas (18)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-30 às 03:27:04 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico