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Publicações

A 'revolução criativa' na publicidade dos anos sessenta

Título
A 'revolução criativa' na publicidade dos anos sessenta
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2014
Autores
Rosa, António Machuco
(Autor)
FLUP
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Ata de Conferência Internacional
Páginas: 2909-2919
II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana: Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização (Confibercom 2014)
Universidade do Minho, Braga , 13 a 16 de abril de 2014
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): A presente comunicação tem como principal objectivo avaliar até que ponto a chamada ‘revolução criativa’ (creative revolution) na publicidade dos anos sessenta constituiu uma ruptura em relação às formas de publicidade até então dominantes. São analisadas diversas campanhas concebidas por Bill Bernbach e por Mary Wells Lawrence. Será ainda analisada uma campanha dos cigarros Camel que serve de exemplo das estratégias de diferenciação individual que conduzem à formação de uma anti-moda assente na denúncia da moda em geral. A ideia condutora da comunicação é que a ‘creative revolution’ em publicidade deve ser inserida numa análise histórica da evolução do desejo, a qual que consiste na busca permanente da diferenciação individual mas que acaba por cair na uniformidade geral. Será avançada a ideia de essa estratégia de diferenciação tem subjacente o mecanismo indutor das mudanças de moda identificado pelo sociólogo Thorstein Veblen.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
MachucoRosa_Confirbercom2014Publicidade 1894.25 KB
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