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Determinação dos galgamentos utilizando o modelo numérico IH-2VOF para diferentes geometrias dos quebra-mares do Porto de Leixões

Título
Determinação dos galgamentos utilizando o modelo numérico IH-2VOF para diferentes geometrias dos quebra-mares do Porto de Leixões
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2013
Autores
Maria da Graça Neves
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Jorge Filipe Gadelho
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Maria Teresa Reis
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Hugo Guedes Lopes
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Francisco Taveira Pinto
(Autor)
FEUP
Rui China Pereira
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-13
8as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária (ed. Delegação Portuguesa da PIANC)
LNEC, Lisboa, Portugal, 10 e 11 de outubro
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia marítima > Estruturas costeiras
Outras Informações
Resumo (PT): No âmbito do projeto de investigação DESTAQ (DESenvolvimento de Técnicas Avançadas de medição de velocidades para o estudo da interação entre Quebra-mares destacados e obras portuárias), estudou-se o comportamento hidrodinâmico de um quebra-mar submerso na vizinhança de uma obra portuária a defender. Este estudo contemplou quer a realização de ensaios em canal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, quer a aplicação do modelo numérico IH-2VOF pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O caso de estudo é o quebra-mar norte do porto de Leixões. Nesta comunicação apresenta-se um resumo dos caudais de galgamento sobre o quebra-mar Norte do porto de Leixões obtidos nos ensaios em modelo físico e em modelo numérico realizados para diferentes configurações do quebra-mar submerso proposto para mitigar alguns problemas operacionais aí existentes.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 13
Documentos
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