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Fábricas de música. A organização e funcionamento das editoras de música em Portugal

Título
Fábricas de música. A organização e funcionamento das editoras de música em Portugal
Tipo
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Ano
2013
Autores
Paula Abreu
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
João Matos
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
XI Congreso Español de Sociologia
Madrid, 10 a 11 de julho de 2013
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Sociologia
CORDIS: Ciências Sociais > Sociologia
Outras Informações
Resumo (PT): Nesta comunicação, iremos dar conta de um trabalho de investigação desenvolvido nos últimos anos e que tem o seu foco temático a dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. O objectivo norteador desta pesquisa prende-se com a análise e compreensão do universo das editoras indie e o seu impacto na definição e estruturação do subcampo do rock alternativo em Portugal na última década (Guerra, 2010) e correlativas cenas musicais daí derivadas. Subjazem a esta intenção dois intuitos: o primeiro centra-se na discussão contemporânea das novas modalidades e desafios de funcionamento da indústria musical marcada pela capilaridade relacional e institucional e pela acelerada desmaterialização da música; o segundo, pela assunção da importância da constituição de ambiências locais potenciadoras de novas dinâmicas de produção e fruição capazes de sustentar eixos de criatividade e de inovação cultural com impacto significativo na requalificação das culturas musicais juvenis. As editoras indie serão situadas, assim, num espaço relacional, analisando o seu funcionamento tendo em conta as interações que se estabelecem entre os agentes que nelas se ligam, assim como, a utilização e a distribuição dos recursos disponíveis necessários à produção cultural-musical. Esta abordagem permitirá perceber de que modo se processou a entrada em rede dos agentes neste subcampo, a formação da rede e as condições específicas que proporcionaram a sua consolidação. Este trabalho assenta ainda nas potencialidades de desenvolvimento e de comparação face a abordagem recentes de caráter nacional (Guerra, 2010) e internacional (Crossley, 2009), num esforço de conciliação das perspetivas teóricas dos art worlds de Becker (1982), dos campos de produção cultural de Bourdieu (1994) e dos conceitos de cena de Straw (1999) e de Bennett (2004).
Idioma: Espanhol
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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