Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > The Effects of Sleep Restriction on Neurocognitive Performance in School-Aged Children and Adolescents: A Systematic Review

Publicações

The Effects of Sleep Restriction on Neurocognitive Performance in School-Aged Children and Adolescents: A Systematic Review

Título
The Effects of Sleep Restriction on Neurocognitive Performance in School-Aged Children and Adolescents: A Systematic Review
Tipo
Tese
Ano
2025-06-03
Autores
Maria Raquel Faria Sargo
(Autor)
FMUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde > Medicina clínica
Outras Informações
Resumo (PT): Enquadramento/Objetivos: O sono é essencial para o desenvolvimento, particularmente durante a infância e a adolescência, desempenhando um papel fundamental no bem-estar cognitivo, emocional e físico. É crucial nesta faixa etária, mas vários factores podem alterar os padrões de sono. A restrição do sono pode comprometer várias funções cognitivas e afetar o desempenho académico. Esta revisão sistemática procura identificar o impacto da restrição do sono no neurodesempenho nestas idades. Métodos: A revisão sistemática foi conduzida segundo as diretrizes PRISMA. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: PUBMED, Web of Science Core Collection, Scopus e PsycINFO. Foram analisadas medidas objectivas e subjectivas do sono, comparando as diferentes durações de sono entre os participantes e o seu impacto nos diferentes domínios neurocognitivos. Resultados: Foram incluídos 14 estudos, totalizando 9.059 participantes saudáveis. A restrição do sono levou ao aumento dos lapsos de atenção e tempos de reação mais longos. Estes efeitos foram mais pronunciados em participantes mais jovens e durante períodos prolongados de restrição do sono. Devido à fragmentação do sono, foram observadas dificuldades no controlo inibitório, na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho. Alguns estudos indicam que esta condição tem impacto na memória de trabalho. Os resultados relativos à memória e à aprendizagem foram inconsistentes entre os estudos incluídos. Conclusões: A atenção é o domínio neurocognitivo mais afetado, o que pode influenciar outros domínios devido à sua relação de interdependência. Apesar dos resultados contraditórios entre os estudos, os lapsos de atenção e de vigilância têm impacto na função cognitive global. No que diz respeito às restantes funções executivas, alguns estudos indicam que a memória de trabalho, o controlo inibitório e a flexibilidade cognitiva são igualmente afectados. As evidências mostram que a codificação e a consolidação da memória estão comprometidas.
Abstract (EN): Background/Objective: Sleep is essential to development, particularly during childhood and adolescence, and plays a fundamental role in cognitive, emotional, and physical well-being. It is crucial in this age group, but various factors can disrupt sleep patterns. Sleep restriction can compromise various cognitive functions and affect academic performance. This systematic review seeks to identify the impact of sleep restriction on neuroperformance in these ages. Methods: The systematic review was conducted following the PRISMA guidelines. The search was performed in the PUBMED, Web of Science Core Collection, Scopus, and PsycINFO databases. It analysed objective and subjective measures of sleep, comparing the different sleep durations among participants and their impacts on neurocognitive functioning domains. Results: Fourteen studies were included, involving 9,059 healthy participants. Sleep restriction leads to more lapses of attention and slower reaction times. These effects were more pronounced in younger participants and during extended periods of sleep restriction. Due to sleep fragmentation, difficulties were noted in inhibitory control, cognitive flexibility, and working memory. Some studies indicate that this condition impacts working memory. The results regarding memory and learning are inconsistent among the included studies. Conclusion: Attention is the neurocognitive domain most affected, which may influence other domains due to their interdependent relationship. Despite conflicting results across studies, lapses in attention and vigilance impact overall cognitive function. Regarding the remaining executive functions, some studies indicate that working memory, inhibitory control, and cognitive flexibility are also affected. The evidence shows that memory encoding and consolidation are compromised.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 69
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC-ND
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-03 às 15:54:51 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico