Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A «casa de cristal»:(re)considerar Eduardo Lourenço de uma perspetiva educativa

Publicações

A «casa de cristal»:(re)considerar Eduardo Lourenço de uma perspetiva educativa

Título
A «casa de cristal»:(re)considerar Eduardo Lourenço de uma perspetiva educativa
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2024
Autores
Monteiro, Hugo
(Autor)
FLUP
Duarte, Pedro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Academic Search Ultimate (EBSCO)
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Crossref
EBSCO
Fonte académica
Worldcat OCLC
JURN
Latindex
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
Google Scholar
Outras Informações
Resumo (PT): Em breve e passageira reflexão que toma a educação por mote, Eduardo Lourenço aborda imageticamente a escola como «casa de cristal». Na sua fragilidade, como na sua translucidez, a escola é espelho social e projeto político-cultural, cujos alicerces vivem sob achaque permanente, ao ponto de terem incorporado esse abalo na sua própria definição. Esta reflexão pretende reconsiderar a escrita de Eduardo Lourenço a partir de uma lente educativa, com os textos relativos ao chamado «tempo brasileiro» a servirem de impulso ao que poderá ser uma implícita reverberação educativa da sua voz enquanto intelectual público.
Abstract (EN): In a brief and fleeting reflection on education, Eduardo Lourenço imagines the school as a «crystal house». In its fragility, as in its transparency, the school is a social mirror and a political-cultural project, whose foundations are under permanent shackling, to the point that they have incorporated this shackling into their very definition. This reflection aims to reconsider Eduardo Lourenço’s writing through an educational lens, with the texts relating to the so-called «Brazilian time» serving as an impetus for what may be an implicit educational reverberation of his voice as a public intellectual.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Monteiro&Duarte_Filosofia_41-2024 131.42 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-22 às 05:09:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias