Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Aplicação de Algoritmos Genéticos ao Problema da Geração de Serviços de Tripulações

Publicações

Aplicação de Algoritmos Genéticos ao Problema da Geração de Serviços de Tripulações

Título
Aplicação de Algoritmos Genéticos ao Problema da Geração de Serviços de Tripulações
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
1994
Autores
Teresa Galvão Dias
(Autor)
FEUP
Jorge Pinho de Sousa
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
6° Congresso Nacional de Investigação Operacional
Braga, Portugal, 28 - MARÇO - 1994
Outras Informações
Resumo (PT): No planeamento operacional de transportes, a geração de serviços do pessoal tripulante constitui um problema complexo, altamente combinatório e envolvendo inúmeras restrições, muitas vezes incompletamente definidas e conflituosas. Na prática, existem dois tipos de soluções para o problema: soluções de cobertura, nas quais é permitido que mais do que uma tripulação conduza a mesma viatura ao mesmo tempo e soluções de partição, nas quais em cada instante apenas uma tripulação pode conduzir a viatura, sendo possível, neste último caso, que existam períodos de trabalho das viaturas sem tripulação atribuída. Para a resolução deste problema, são tradicionalmente aplicados procedimentos de Programação Matemática ou técnicas heurísticas do tipo "run-cutting" que têm, em geral, como objectivo reproduzir os procedimentos manuais usados nas empresas. Nesta comunicação, descreve-se a aplicação de Algoritmos Genéticos ao problema da geração de serviços de tripulações. A utilização de algoritmos genéticos tem à partida duas características que podem ser importantes: a interrupção em qualquer momento do processo de cálculo produz soluções com significado e este processo pode ser facilmente paralelizado. São produzidas soluções dos dois tipos, cobertura e partição, e para cada um deles descrevem-se as codificações utilizadas e os diferentes operadores de selecção, cruzamento e mutação implementados. Discute-se também a possível hibridização destes algoritmos com técnicas tradicionais e os processos utilizados para garantir a diversidade das populações e evitar óptimos locais, bem como a importância e a facilidade de tratar características do problema que não são facilmente captáveis pelos algoritmos tradicionais. Finalmente, comparam-se os resultados obtidos por esta abordagem com os que são obtidos pela aplicação de técnicas de Programação Matemática e de heurísticas "run-cutting".
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Genetic Algorithms for the Crew Scheduling Problem: a Real Experiment with Relaxation Models (2000)
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Galvão Dias; Jorge Pinho de Sousa; João Falcão e Cunha
Genetic algorithms for the bus driver scheduling problem: a case study (2002)
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Galvão Dias; Jorge Pinho de Sousa; João Falcão e Cunha
Multiobjective and Interactive Genetic Algorithms for the Bus Driver Scheduling Problem (2004)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Teresa Galvão Dias; Jorge Pinho de Sousa; João Falcão e Cunha
Aspectos Organizacionais no Projecto de um Sistema de Apoio à Decisão (1992)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
João Falcão e Cunha; Jorge Pinho de Sousa; Isabel Branco; Teresa Galvão Dias; José Luís Moura Borges
The Gist-Line Concept in a DSS for Operational Planning at Public Transport Companies (1994)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
João Falcão e Cunha; Jorge Pinho de Sousa; Teresa Galvão Dias; José Luís Moura Borges

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-26 às 13:20:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico