Resumo (PT):
A obesidade adquiriu status epidêmico. Este fato, associado à multiplicidade de fontes, à frequência
e à diversidade de mensagens que circulam sobre o tema da alimentação, conduz a um cenário de infodemia,
ou seja, uma torrente de informações disseminadas concomitantemente a uma epidemia. Neste trabalho,
propomos uma metodologia de análise que demonstre a complexidade de qualquer campanha e as dificuldades em realizar uma estratégia de comunicação efetiva à promoção de hábitos alimentares mais
saudáveis neste contexto, utilizando como exemplo uma iniciativa da Direção Geral da Saúde. Evidencia-se
como alguns slogans podem inadvertidamente contribuir para a responsabilização dos indivíduos. Considerando que a taxa de obesidade continua a aumentar apesar do progresso do conhecimento sobre alimentação e nutrição, argumenta-se que enfrentar esse desafio epidemiológico requer consciência cidadã e ação
coletiva. Assim, defende-se investir em programas que promovam o desenvolvimento de literacias e competências individuais, mantendo, simultaneamente, foco na procura pelo bem-estar social.
Abstract (EN):
: Obesity has acquired epidemic status. This fact, associated with the variety of sources, the
frequency and diversity of messages circulating on food issues, leads to an infodemic scenario, that is, a
torrent of information disseminated concomitantly with an epidemic. We propose here an analysis method
that demonstrates the complexity of any campaign and the difficulties in carrying out an effective communication strategy to promote healthier eating habits in this context, taking as an example an initiative from
the General Directorate of Health. We highlight that some slogans may inadvertently contribute to the idea
that this is a matter of personal responsibility. Considering that the prevalence of obesity continues to grow
despite advances in knowledge about food and nutrition, we argue that dealing with this epidemiological
challenge requires citizen awareness and collective action. Therefore, we defend investment in literacies that
develop individual skills, maintaining the focus on social well-being.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica