Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Infodemia e obesidade

Publicações

Infodemia e obesidade

Título
Infodemia e obesidade
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Autores
Fogel, Adriana Aguiar Aparício
(Autor)
Outra
Padrão, Patrícia
(Autor)
FCNAUP
Azevedo, José
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): A obesidade adquiriu status epidêmico. Este fato, associado à multiplicidade de fontes, à frequência e à diversidade de mensagens que circulam sobre o tema da alimentação, conduz a um cenário de infodemia, ou seja, uma torrente de informações disseminadas concomitantemente a uma epidemia. Neste trabalho, propomos uma metodologia de análise que demonstre a complexidade de qualquer campanha e as dificuldades em realizar uma estratégia de comunicação efetiva à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis neste contexto, utilizando como exemplo uma iniciativa da Direção Geral da Saúde. Evidencia-se como alguns slogans podem inadvertidamente contribuir para a responsabilização dos indivíduos. Considerando que a taxa de obesidade continua a aumentar apesar do progresso do conhecimento sobre alimentação e nutrição, argumenta-se que enfrentar esse desafio epidemiológico requer consciência cidadã e ação coletiva. Assim, defende-se investir em programas que promovam o desenvolvimento de literacias e competências individuais, mantendo, simultaneamente, foco na procura pelo bem-estar social.
Abstract (EN): : Obesity has acquired epidemic status. This fact, associated with the variety of sources, the frequency and diversity of messages circulating on food issues, leads to an infodemic scenario, that is, a torrent of information disseminated concomitantly with an epidemic. We propose here an analysis method that demonstrates the complexity of any campaign and the difficulties in carrying out an effective communication strategy to promote healthier eating habits in this context, taking as an example an initiative from the General Directorate of Health. We highlight that some slogans may inadvertently contribute to the idea that this is a matter of personal responsibility. Considering that the prevalence of obesity continues to grow despite advances in knowledge about food and nutrition, we argue that dealing with this epidemiological challenge requires citizen awareness and collective action. Therefore, we defend investment in literacies that develop individual skills, maintaining the focus on social well-being.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Infodemia e obesidade (2024)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Fogel, Adriana Aguiar Aparício ; Padrão, Patrícia; Azevedo, José
Estratégias de comunicação nutricional no youtube: qual a avaliação dos futuros profissionais? (2024)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Azevedo, José; Padrão, Patrícia; Costa, Mariana; Rodrigues, Joana; Fogel, Adriana Aguiar Aparício
Estratégias de comunicação sobre nutrição no YouTube: qual a avaliação dos futuros profissionais (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Ribeiro, Caio Julius; Fogel, Adriana Aguiar Aparício ; Costa, Mariana; Rodrigues, Joana; Padrão, Patrícia; Azevedo, José
The effectiveness of web-based interventions to promote health behaviour change in adolescents: a systematic review (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Sousa, Daniela de; Fogel, Adriana; Azevedo, José ; Padrão, Patrícia
Effectiveness of nudge interventions to promote fruit and vegetables' selection, purchase, or consumption: A systematic review (2024)
Artigo em Revista Científica Internacional
Almeida, Carla; Azevedo, José; Fogel, Adriana; Lopes, Eduarda; Vale, Catarina; Padrão, Patrícia

Ver todas (7)

Do mesmo livro

La divulgación científica en materia de salud para la tercera edad en España: carencias y desafíos (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Fernández-Marcial, Viviana ; Gómez Camarero, Carmen
Estratégias de comunicação sobre nutrição no YouTube: qual a avaliação dos futuros profissionais (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Ribeiro, Caio Julius; Fogel, Adriana Aguiar Aparício ; Costa, Mariana; Rodrigues, Joana; Padrão, Patrícia; Azevedo, José
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-19 às 21:01:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias