Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Formação de professores de Geografia, em Portugal - tudo uma questão de (des)ajuste entre oferta & procura? y Paulo Lemos

Publicações

Formação de professores de Geografia, em Portugal - tudo uma questão de (des)ajuste entre oferta & procura? y Paulo Lemos

Título
Formação de professores de Geografia, em Portugal - tudo uma questão de (des)ajuste entre oferta & procura? y Paulo Lemos
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Outras Informações
Resumo (PT): Nos últimos tempos, os anos letivos dos ensinos básico e secundário (EBS), em Portugal, iniciam-se com sérios déficits de professores em alguns grupos de recrutamento, sendo que o de Geografia situa-se entre os mais problemáticos. Procurando mitigar esta questão, o Decreto-Lei N.º 112/2023, vem alterar o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos EBS. Ora, se é verdade que o sistema responsável pela formação de base dos docentes – suporte da oferta –, se deve adequar à dimensão da procura, tal não deveria ocorrer a qualquer custo, seja através da minimização das práticas de supervisão ou da sedução de jovens professores para um estágio, precariamente, remunerado. É com este enquadramento que nos propomos: (1) analisar o equilíbrio entre a oferta e a procura de professores do EBS de Geografia, demonstrando a sua previsibilidade a partir do contexto demográfico português; (2) relacionar essa evolução com a alteração curricular da sua formação de base no ensino universitário; (3) equacionar soluções no quadro atual DL N.º112/2023.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

As teses de doutoramento em Geografia Física, em Portugal: uma perspetiva histórico-geográfica (2023)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Teachers for what? - Inertia and emergence in portuguese basic education (2024)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura; Lemos, Paulo
Do científico ao escolar: arquiteturas e dinâmicas da transposição didática (2025)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Análise comparativa dos modelos de transposição didática de Chevallard (1991) e Clément (2006) (2024)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura; Pacheco, Elsa
Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa

Ver todas (8)

Do mesmo livro

Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
A (in)formalidade da investigação portuguesa em Didática da Geografia (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Pacheco, Elsa ; Cámara, Ama Cristina
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-13 às 05:15:00 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico