Resumo (PT):
A longevidade humana despoletou o interesse na comunidade científica sobre as questões que envolvem a população idosa, nomeadamente sobre a sua sexualidade. Comumente, a esta faixa etária é atribuída a assexualidade, inclusive pelos/as jovens. Estes/as continuam a ter um olhar predominantemente negativo sobre pessoas idosas, algo potencialmente prejudicial dado que alguns/algumas farão parte da coorte profissional de cuidadores formais.
Assim, a presente investigação debruça-se sobre o estudo das perceções e conhecimentos que jovens do curso profissional de Geriatria têm acerca do envelhecimento e da sexualidade na terceira idade, de forma a identificar possíveis estereótipos e lacunas no conhecimento.
Para isso, recorreu-se a uma metodologia qualitativa tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 11 estudantes, com idades entre os 17 e os 22 anos, que frequentavam o 12º ano do curso profissional de Geriatria, de uma escola da zona metropolitana do Porto. A análise dos dados foi realizada através da análise temática (Braun & Clarke, 2006) e conduziu à identificação do organizador central Binarismo Idadista que se desdobrou em 3 temas principais: (1) Visões Rigidificadas do Envelhecimento, (2) Perceções de Sexualidade no Envelhecimento e (3) “Profissionalização” do cuidado.
Globalmente, podemos concluir que os/as participantes possuem parca informação e verbalizam estereótipos sobre as temáticas em estudo. Destaca-se, portanto, a necessidade dos programas educacionais serem mais alargados, aprofundados, inclusivos e positivos, promovendo uma visão informada e consciencializada, dotando os/as estudantes de conhecimentos teóricos e técnicos relativos à prestação de cuidados específicos e de competências que respondam à individualidade da pessoa idosa.
Abstract (EN):
Human longevity has sparked interest in the scientific community in issues involving the elderly population, particularly when it comes to/regarding their sexuality. Asexuality is commonly attributed to this age group, including by young people. These continue to have a predominantly negative view of the elderly, something potentially harmful given that some of them will be part of the professional cohort of formal caregivers.
This research focuses on studying the perceptions and knowledge that young people on the training course in Geriatrics have about aging and sexuality in old age, to identify possible stereotypes and gaps in knowledge.
To achieve this, a qualitative methodology was used, and semi-structured interviews were carried out with 11 students, aged between 17 and 22 years old, taking the 12th year of the professional course in Geriatrics, from a school in the metropolitan area of Porto. Data analysis was carried out through the thematic analysis (Braun & Clarke, 2006), which led to the identification of the central organizer Old Age Binarism, which unfolded into 3 main themes: (1) Rigidified Visions of Aging, (2) Perceptions of Sexuality in Aging and (3) “Professionalization” of care.
Globally, we can conclude that the participants have little information and express stereotypes about the topics under study. Therefore, the need for educational programs to be broader, more in-depth, inclusive and positive is highlighted, promoting an informed and aware vision, providing students with theoretical and technical knowledge related to the provision of specific care and skills that respond to the individuality of the elderly person.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
65