Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Cultivando consciência global : ensino de língua estrangeira e a agenda 2030 na formação inicial de professores

Publicações

Cultivando consciência global : ensino de língua estrangeira e a agenda 2030 na formação inicial de professores

Título
Cultivando consciência global : ensino de língua estrangeira e a agenda 2030 na formação inicial de professores
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2024
Autores
Auf der Maur, Simone
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 79-86
Encontro "A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios"
8 a 13 de janeiro de 2024
Outras Informações
Resumo (PT): No século XXI, o ambiente educacional enfrenta desafios dinâmicos, impulsionados pela rápida evolução tecnológica e mudanças sociais. Os professores do século XXI precisam desenvolver habilidades e competências que vão além do simples repasse de conhecimento. Além de desenvolver a competência digital, o pensamento crítico e a resolução de problemas - entre outros - os docentes devem ser capazes de preparar os seus alunos para serem cidadãos globais conscientes e empáticos, capazes de compreender e valorizar a diversidade de culturas e ecossistemas e interagir com os mesmos em prol de um mundo mais pacífico, justo e sustentável (Carmo, 2014; de Haan, 2008a). Consequentemente, as instituições de ensino universitário e politécnico que oferecem formação inicial de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário devem ajustar os seus planos de estudo e práticas pedagógicas para vir ao encontro desta demanda. A presente comunicação visa mostrar algumas atividades implementadas com professores estagiários de Inglês/Alemão e Português/Alemão dos Mestrados em Ensino (MEIEFA e MEPIEFA) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Estas atividades foram apoiadas pela organização humanitária internacional “Oneness-Heart-Tears and Smiles” / “From Kids to Kids” (com sede em Nova York) e decorreram na Escola Secundária de Ermesinde, na Escola Básica da Ponte (Santo Tirso) bem como no Conservatório de Música do Porto. São exemplos de como os professores estagiários podem sensibilizar os seus alunos para assuntos transversais relacionados com a Agenda 2030, promovendo assim uma consciência global nos seus alunos, alinhando-se com os princípios de sustentabilidade e cidadania global delineados pela ONU. Como enquadramento teórico são utilizadas as 12 competências a adquirir pelos professores, definidas no projeto europeu “A Rounder Sense of Purpose” (RSP). O RSP tem uma visão alargada do significado de competência. É considerada como algo que resulta da prática e do aumento do conhecimento, ambos sustentados por valores que levam os professores a melhorar a sua prática. O quadro RSP incentiva os professores a praticarem uma pedagogia transformadora e orientada para a ação, que envolve os alunos em processos participativos, sistémicos e criativos
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Livro_de_Atas_BEE_SPCE_v2_SM 11721.31 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (31)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-07 às 02:23:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias