Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Modelo Probabilístico para a Avaliação da Segurança de Estruturas de Betão

Publicações

Modelo Probabilístico para a Avaliação da Segurança de Estruturas de Betão

Título
Modelo Probabilístico para a Avaliação da Segurança de Estruturas de Betão
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2003
Autores
António Abel Henriques
(Autor)
FEUP
Revista
Vol. 6 2
Páginas: 3-16
ISSN: 1415-3025
Outras Informações
Resumo (PT): Presentemente existe uma gama variada de modelos de análise de estruturas de betão armado e pré-esforçado que permitem simular, com rigor adequado, estruturas com padrões desde os mais correntes aos menos usuais. No entanto, os formatos de avaliação da segurança que vulgarmente lhes estão associados ficam aquém das potencialidades deste tipo de métodos mais refinados, não tirando partido do conhecimento mais aprofundado que se obtém quando se tem em conta relações constitutivas não lineares. A metodologia de avaliação da segurança estrutural desenvolvida e apresentada neste trabalho teve em conta os seguintes objectivos: quantificar de forma adequada e eficiente a segurança de estruturas tendo em conta a variabilidade real dos parâmetros envolvidos neste tipo de problemas e os modelos de análise não linear; estudar estruturas com padrão não convencional ou com condições de funcionamento não previstas na regulamentação corrente; incluir informação adicional para além dos valores fixados de forma convencional nas normas e recomendações, nomeadamente dados experimentais obtidos directamente da obra ou de bases de dados disponíveis; identificar as variáveis relevantes para a resposta estrutural tendo em conta as distribuições definidas para os parâmetros do problema e a variabilidade da resposta estrutural obtida.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 14
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Seismic Response of Metallic Storage Tanks by Degenerated Solid Modelling of the Liquid Contents (2001)
Artigo em Revista Científica Internacional
Rui Carneiro de Barros; Rui Alves
Random Response of a Spar Buoy in Heave (2001)
Artigo em Revista Científica Internacional
Rui Carneiro de Barros
Ferramentas gráficas para preparação de dados e visualização de resultados de um programa de análise não-linear de pórticos planos (2005)
Artigo em Revista Científica Internacional
Hugo Rodrigues; Humberto Varum; Xavier Romão; Aníbal Costa
Avaliação Preliminar de Laje de Betão Solicitada por Cargas Impulsivas e de Impacto (2001)
Artigo em Revista Científica Internacional
Rui Carneiro de Barros
A Utilização do Eurocódigo em Projetos de Alargamento e Reforço de Pontes Rodoviárias de Concreto (2014)
Artigo em Revista Científica Internacional
José Afonso Pereira Vitório; Rui Manuel de Menezes e Carneiro de Barros
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-03 às 23:05:24 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias