Resumo (PT):
Este relatório foi elaborado para a conclusão do ciclo de estudos do Mestrado
em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, com o objetivo
de partilhar as minhas experiências e desafios durante a Prática de Ensino
Supervisionada. Enfrentei vários obstáculos que, apesar de não corresponderem
às minhas expectativas iniciais, ajudaram-me a desenvolver metodologias
eficazes para resolver os problemas pedagógicos e adotar uma postura reflexiva
sobre o ensino, reforçando a importância da formação contínua. O documento
está dividido em sete capítulos, estruturados em três grandes áreas de atuação.
Na Área 1, "Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem", abordei o
papel da Educação Física, as responsabilidades do professor, o planeamento
anual, as dificuldades e desafios do estágio, e a avaliação. Na Área 2,
"Participação na Escola e Relações com a Comunidade", descrevi as atividades
realizadas nas escolas com a comunidade escolar. Na Área 3, "Desenvolvimento
Profissional", apresentei o meu trabalho de investigação sobre a utilização da
tecnologia digitais nas aulas de Educação Física, pretendendo o uma integração
eficaz no ensino-aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento
profissional do professor e a melhoria do ensino. Este relatório fala do meu
percurso e aprendizagens, refletindo a evolução da minha identidade profissional
enquanto estudante estagiária de Educação Física. Cada desafio e metodologia
aplicada contribuíram para uma compreensão mais aprofundada do ensino e
para a consolidação das minhas competências pedagógicas.
Abstract (EN):
This final school placement report was drawn up to complete the Master's
programme in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools,
to share my experiences and challenges during the Professional School
Placement. Despite not meeting my initial expectations, I faced various obstacles
that helped me develop effective methodologies to solve pedagogical problems
and adopt a reflective stance on teaching, reinforcing the importance of
continuous training. The document is divided into seven chapters, structured into
three main areas of activity. In Area 1, "Organisation and Management of
Teaching and Learning," I address the role of Physical Education, the teacher's
responsibilities, annual planning, the difficulties and challenges of the internship,
and assessment. In Area 2, "School Participation and Community Relations", I
described the activities carried out in schools with the school community. In Area
3, "Professional Development", I presented my research work on the use of digital
technology in Physical Education classes, aiming to effectively integrate it into
teaching and learning and contribute to teachers' professional development and
the improvement of teaching.
This report recounts my journey and learning, reflecting the evolution of my
professional identity as a Physical Education Preservice Teacher. Each challenge
and methodology applied has contributed to a better understanding of my
professional identity.
Idioma:
Português