Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A comparison of learning outcomes between EFL course delivery modes

Publicações

A comparison of learning outcomes between EFL course delivery modes

Título
A comparison of learning outcomes between EFL course delivery modes
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2023
Indexação
EBSCO
Academic Search Ultimate (EBSCO)
ProQuest
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Google Scholar
Latindex
JURN
RCAAP
SHERPA/RoMEO
DOAJ
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo relata um estudo de metodologia mista em sala de aula, comparando a eficácia de três modos de ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira para adultos – aulas de grupo presenciais, aulas individuais presenciais, e autoestudo em formato digital. Foram observados os resultados de aprendizagem dos Episódios Relacionados com a Língua (LREs) dos alunos, instâncias em que os alunos refletem sobre o uso da língua - “talk about the language they are producing, question their language use, or other- or self-correct” (Swain "Focus on Form" 70) - à medida que realizam a mesma tarefa nos respetivos modos de ensino: díades aluno/aluno em aulas presenciais, díades aluno/professor em aulas individuais, e indivíduos em autoestudo online. A aprendizagem foi operacionalizada de duas formas: em primeiro lugar, através da identificação de instâncias de desenvolvimento microgenético – ou seja, mudanças observáveis no conhecimento de um aluno – nos LREs dos alunos; e, em segundo lugar, através da análise das respostas a um pós-teste diferido. Os resultados indicam que se verificou um desenvolvimento microgenético significativamente maior na interação individual entre professor e aluno do que no trabalho de pares, ou no autoestudo, sendo esse desenvolvimento caracterizado por um apoio estruturado por parte do professor e pela aprendizagem consequente do aluno. Embora o desenvolvimento microgenético tenha sido pouco evidente nos protocolos de pensamento em voz alta dos alunos em autoestudo, a limitação metodológica de empregar um protocolo de pensamento em voz alta para observar LREs individuais pode ter dificultado a observação do seu desenvolvimento. As respostas dos alunos no pós-teste revelaram que os alunos em aulas individuais e em autoestudo tentaram uma proporção significativamente mais elevada de itens de teste relacionados com as LREs produzidas na tarefa do que os alunos que tiveram aulas em grupo, o que sugere associações mais fortes entre a linguagem e a aprendizagem na interação professor-aluno e no estudo independente do que no trabalho de pares. São propostas recomendações pedagógicas para maximizar o potencial de aprendizagem nos três modos.
Abstract (EN): This paper reports on a mixed-methods classroom study that compared the effectiveness of three adult English as a Foreign Language (EFL) course delivery modes – face-to-face group classes, face-to-face one-to-one tuition, and online self-study – for language learning. Learning outcomes from learners’ language-related episodes (LREs), instances in which students “talk about the language they are producing, question their language use, or other- or self-correct” (Swain “Focus on Form” 70) were observed as learners completed the same task in their respective course delivery modes: learner-learner dyads in face-to-face classes, learnerteacher dyads in one-to-one classes, and individuals in online self-study. Learning was operationalized in two ways: firstly, by identifying instances of microgenetic development - that is, observable changes in a learner’s knowledge – within learners’ LREs; and secondly, by analysing responses to a delayed post-test. The results indicate that significantly more microgenetic development took place in one-to-one interaction between teachers and learners, which was characterised by scaffolded support and learner uptake, than in pair-work or selfstudy. While little microgenetic development was evident in the think-aloud protocols of selfstudy learners, the methodological constraint of employing a think-aloud protocol to observe individual LREs may have made observing development more difficult. Learners’ post-test responses revealed that one-to-one and self-study learners attempted a significantly higher proportion of test items relating to LREs produced in the task than group learners, suggesting stronger associations between languaging and learning in teacher-learner interaction and independent study than in pair-work. Pedagogical recommendations are proposed for maximising learning potential in all three modes.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
02AS_ViaPan 309.19 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

WS: looking from a distance: an approach to text analysis with R (2024)
Artigo em Revista Científica Nacional
Moreira, Luciano; Ferreira, Felipe Jacob; Pinela, Joana; Faustino, Joel Ramos; Souza, Raquel; Kobaliani, Lile; Vigas, Thaís Barbedo; Kolbaia, Lizi
Via Panorâmica - revista de Estudos Anglo-Americanos (2004)
Artigo em Revista Científica Nacional
Nuno Pinto Ribeiro
Via Panorâmica - revista de Estudos Anglo-Americanos (2004)
Artigo em Revista Científica Nacional
Nuno Pinto Ribeiro
Vertentes utópicas em The Hobbit (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silva, Jorge Bastos da

Ver todas (29)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-05 às 10:26:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias