Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Estudo do comportamento de navios amarrados no interior de um porto

Publicações

Estudo do comportamento de navios amarrados no interior de um porto

Título
Estudo do comportamento de navios amarrados no interior de um porto
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2008
Autores
Francisco Taveira Pinto
(Autor)
FEUP
C. Guedes-Soares
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
N. Fonseca
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
A. Paço
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
J. A. Santos
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Paulo Gomes Da Costa
(Autor)
FEUP
Paulo Lima Malheiros
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
E. Brógueira Dias
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-19
XI JTEN - IST
Lisboa, Portugal, 25-27 de novembro de 2008
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias
Outras Informações
Resumo (PT): O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto ¿A¿ do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de medições em protótipo. Ao nível da modelação física é dado destaque às fases de construção e calibração do modelo físico, e aos resultados já obtidos para algumas das condições testadas. As fases seguintes do estudo serão também apresentadas sumariamente. Os progressos ao nível do desenvolvimento dos dois modelos numéricos para a simulação do comportamento de navios amarrados em portos são também apresentados, fazendo-se referência às verificações intermédias de um deles, e à simulação do comportamento de um navio amarrado em zona exposta (sem obra de abrigo) no outro. Por fim, será feita referência ao sistema de visão estereoscópica que se encontra a ser desenvolvido com o objectivo de medir os movimentos de um navio amarrado no Posto ¿A¿ do Porto de Leixões. Os resultados dos testes preliminares desse equipamento, em ambiente laboratorial, são também apresentados.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 19
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PT004_F.Taveira.Pinto.et.al. Jorn.IST.2008_UVE 816.78 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-27 às 21:35:50 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico