Resumo (PT):
A rápida evolução da sociedade atual exerce uma pressão contínua para o desenvolvimento de novos produtos. A produção de componentes cada vez mais avançados, como é o caso de telemóveis, computadores, dispositivos médicos, sensores elétricos, etc., exigem novos materiais, com funcionalidades acrescidas e dimensões micrométricas. A utilização de componentes cerâmicos neste tipo de dispositivos tem inúmeras vantagens que vão desde a sua elevada dureza e tensão de rotura até à resistência à corrosão e propriedades elétricas e magnéticas variáveis. Contudo, o fabrico destes componentes levanta grandes desafios em termos de custos e processos de fabrico.
O processo gelcasting (GC) é uma das melhores técnicas desenvolvidas para fabricar componentes cerâmicos com formas complexas, pois ao utilizar barbotinas de baixa viscosidade com elevada percentagem de incorporação de sólidos, e que solidificam por um processo de gelificação após enchimento do molde, facilitam a sua rápida desmoldação antes da secagem e sinterização. Apesar do sucesso alcançado a produzir peças de variadas dimensões, o processo não é o indicado para o fabrico de microcomponentes. Contudo, resultados recentes obtidos pelos autores abriram a possibilidade de produzir microcomponentes por enchimento por barbotina, utilizando uma formulação específica com resistência em verde adequada para suportar as tensões de corte geradas na desmoldação em moldes em silicone.
Esta comunicação aborda a problemática do fabrico dos moldes em silicone e condições de vazamento de barbotinas para a produção de microcomponentes cerâmicos utilizando o processo de gelcasting. Os modelos dos componentes cerâmicos a obter foram produzidos por fabrico aditivo, utilizando o processo de Estereolitografia e o processo Perfactory (impressão tridimensional da envisionTEC). Estes modelos, com diferentes geometrias, dimensões e ângulos de saída, foram utilizados para produzir moldes em silicone com diferentes durezas Shore para testar a capacidade de desmoldação dos dispositivos cerâmicos.
As peças cerâmicas já obtidas demonstram que é possível obter microcomponentes cerâmicos com propriedades adequadas para aplicação em diferentes setores industriais.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica