Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Diferenciação de classificações individuais em trabalhos de grupo

Publicações

Diferenciação de classificações individuais em trabalhos de grupo

Título
Diferenciação de classificações individuais em trabalhos de grupo
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2023
Autores
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 298-302
CNaPPES.22: 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Coimbra, 14 e 15 de julho de 2022
Outras Informações
Resumo (PT): A aprendizagem cooperativa (AC) constitui uma abordagem pedagógica que a investigação tem demonstrado assegurar melhores aprendizagens académicas e o desenvolvimento de competências sociais por comparação com abordagens tradicionais de natureza individualista e competitiva. A AC consiste na realização de atividades educativas feitas por estudantes, organizados em grupos, que perseguem objetivos comuns, maximizando a sua aprendizagem e a dos seus pares. Existem vários modelos de AC, mas todos eles pressupõem avaliar o investimento dos elementos dos grupos com objetivo de assegurar que as classificações individuais traduzam o esforço dos estudantes para os objetivos coletivos, indiscutivelmente o aspeto mais delicado e complexo neste processo. Na presente comunicação apresentar-se-á uma metodologia de diferenciação de classificações individuais de trabalhos de grupo, realizada com base nas auto e heteroavaliações que os estudantes realizam individualmente uma vez concluído o trabalho de projeto, que tem vindo a ser utilizada numa unidade curricular dos mestrados em ensino ministrados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2008. De acordo com este procedimento é possível que os alunos obtenham uma classificação superior, inferior ou idêntica à atribuída ao trabalho, o que tem sucedido em aproximadamente 50% dos casos. Serão analisadas as potencialidades e as limitações deste processo.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Relatório Técnico
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Enquadramento teórico, institucional e estatístico dos cuidados sociais a idosos em módulo de questões para cuidados aos idosos em Portugal (2013)
Relatório Técnico
Lopes, Alexandra ; Fonseca, António ; Martin, José Ignácio ; Dias, Isabel ; São José, José Manuel ; Santos, Paulo Jorge ; Ferreira, Pedro Moura ; Lemos, Rute ; Pereira, Sandra

Ver todas (111)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-28 às 12:16:13 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico