Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Há Mundial no TikTok? Uma análise da cobertura dos media portugueses ao Mundial de Futebol 2022

Publicações

Há Mundial no TikTok? Uma análise da cobertura dos media portugueses ao Mundial de Futebol 2022

Título
Há Mundial no TikTok? Uma análise da cobertura dos media portugueses ao Mundial de Futebol 2022
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2023
Autores
Giacomelli, Fábio
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Morais, Ricardo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
ERIH Plus
Google Scholar
Latindex
DOAJ
Dialnet
Outras Informações
Resumo (PT): O Mundial de Futebol 2022, realizado no Catar, foi o primeiro grande evento desportivo global aberto ao público no período pós-pandemia. O evento, que teve grande cobertura mediática, foi também um dos primeiros, no universo desportivo, a realizar-se numa época marcada pela expansão da cobertura nas redes sociais digitais. Neste contexto destaca-se em particular um aumento da produção de conteúdos audiovisuais na vertical, resultado da influência de plataformas que se têm destacado nos últimos anos, como o Instagram ou o TikTok. Considerando este crescimento, mas também os dados que apontam para uma fraca aposta por parte dos media em algumas destas novas plataformas, neste estudo consideramos importante explorar a forma como os media de Portugal utilizaram o TikTok para reportar os acontecimentos da maior competição global de Futebol. Para alcançar este objetivo escolheu-se doze perfis de órgãos de comunicação social portugueses e fez-se uma análise pormenorizada das publicações, com o intuito de compreender se existe uma produção nativa de conteúdo na plataforma ou apenas uma adaptação de conteúdos, que não permitem utilizar todos os recursos das plataformas e, dessa forma, se afastam dos utilizadores. Os resultados apontam para o uso da plataforma na cobertura do mundial, ainda que através de uma produção adaptada e sobretudo orientada para a divulgação de conteúdos opinativos, o que acaba por refletir uma fraca aposta numa das plataformas que mais tem crescido e onde muitos dos utilizadores fazem parte do público que se tem afastado dos media.
Abstract (EN): The World Cup 2022, held in Qatar, was the first major global sporting event open to the public in the post-pandemic period. The event, which had great media coverage, was also one of the first, in the sports universe, to be held in an era marked by the expansion of coverage on digital social networks. In this context, an increase in the production of vertical audiovisual content stands out, resulting from the influence of platforms that have stood out in recent years, such as Instagram or TikTok. Considering this growth, but also the data that point to a weak bet by the media in some of these new platforms, in this research we consider it important to explore how the Portuguese media used TikTok to report the events of the largest global soccer competition. To achieve this goal we chose twelve profiles from media organizations and made a detailed analysis of the publications, in order to understand if there is a native production of content on the platform or just a content adaptation, which do not allow the use of all the platform’s resources and, thus, alienate users. The results point to the use of the platform in the coverage of the World Cup, although through a production adapted and mainly oriented to the dissemination of opinionated content, which ultimately reflects a weak bet on one of the platforms that has grown the most and where many users are part of the audience that has moved away from the media.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
ambitos_60_2023_03_giacomelli_morais 702.62 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo (2022)
Livro
Canavilhas, João; Rodrigues, Catarina; Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio
Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela ; Rocha, Fernando

Da mesma revista

Pobreza intergeracional no complexo de favelas do São João - Rio de Janeiro - Brasil (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Motta, Astrid Maciel; Parente, Cristina
Jornalismo de proximidade: a cobertura noticiosa do Jornal do Centro aos incêndios de outubro de 2017 na região de Viseu (Portugal) (2025)
Artigo em Revista Científica Internacional
Midões, Miguel; Reis, Ana Isabel ; Pereira, Filipa Rodrigues; Guerra, Raquel Torres
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-29 às 19:44:07 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias