Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática

Publicações

KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática

Título
KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2020
Autores
Parreira, AL
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carvalho, PS
(Autor)
FCUP
Revista
A Revista está pendente de validação pelos Serviços Administrativos.
Vol. 56
Páginas: 98-109
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Físicas > Física
Outras Informações
ID Authenticus: P-00W-3N8
Abstract (EN): <jats:p>Este artigo apresenta o processo de tradução para língua portuguesa e validação no Brasil do teste conceitual Kinematics Concept Test (KCT), produzido originalmente por investigadores da ETH Zurich. O teste se propõe avaliar a aprendizagem de conceitos de Cinemática, uma área que representa um dos maiores desafios para os professores que ensinam Física no Ensino Médio. As questões desse teste se estruturam sobre representações de tabelas de valores, imagens/desenhos e gráficos. Após traduzido e validado o conteúdo, sua validação de confiabilidade aconteceu com 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, que alcançaram resultados equivalentes aos dos estudantes suíços que participaram da validação da sua versão original. As técnicas empregadas no processo de validação, bem como seus resultados, apontam para um consistente grau de fiabilidade, mostrando assim que o KCT é uma ferramenta muito útil para os professores realizarem uma avaliação formativa com os seus alunos, bem como para projetos de pesquisas que requeiram avaliação do nível de conhecimento em Cinemática de estudantes de língua portuguesa.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Das mesmas áreas científicas

1.ª e 2.ª Leis de Newton (2023)
Publicação Didática
Carvalho, PS; Marcelo Dumas Hahn
Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas (2022)
Publicação Didática
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; Priscilla Paci Araujo
Vlab-Fis AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico (2022)
Publicação Didática
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis: AL 3.2 – Capacidade térmica mássica (2022)
Publicação Didática
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico (2022)
Publicação Didática
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros

Ver todas (61)

Da mesma revista

Uma Abordagem do Movimento Relativo Através do Estudo do Movimento Parabólico com Uso do Tracker (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Carvalho, PS; Santos, AM
UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA MOSTRAR A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR (2018)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ferreira, VS; Carvalho, PS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-12 às 13:54:35 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico