Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > MODELAÇÃO FÍSICA DO COMPORTAMENTO DO TERMINAL PETROLEIRO DO PORTO DE LEIXÕES Physical modeling tests of the behavior of the Leixões Harbour Oil Terminal

Publicações

MODELAÇÃO FÍSICA DO COMPORTAMENTO DO TERMINAL PETROLEIRO DO PORTO DE LEIXÕES Physical modeling tests of the behavior of the Leixões Harbour Oil Terminal

Título
MODELAÇÃO FÍSICA DO COMPORTAMENTO DO TERMINAL PETROLEIRO DO PORTO DE LEIXÕES Physical modeling tests of the behavior of the Leixões Harbour Oil Terminal
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2006
Autores
Francisco Taveira Pinto
(Autor)
FEUP
Emílio Brogueira Dias
(Autor)
FEUP
Hugo Guedes Lopes
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 11-16
1as Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
FEUP, Porto, 30 Outubro
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Tecnológicas
Outras Informações
Resumo (PT): A ocorrência de galgamentos e a estabilidade do manto resistente constituem dois dos principais problemas das estruturas portuárias protegidas por quebramares. No caso particular do quebramar Norte do porto de Leixões, a área interior abriga um terminal petroleiro, designado por Posto A, no qual as exigências em termos de segurança são elevadas e que, não se verificando, limitam muitas vezes a operacionalidade do terminal. Tendo por objectivo melhorar as condições de operacionalidade do terminal petroleiro de Leixões, através da redução dos galgamentos que ocorrem durante o ano, foi construído um modelo reduzido 2D correspondente à secção do Posto A do quebramar, para ser testado no tanque de ondas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Abstract (EN): he overtopping phenomena and the stability of the rubble mound blocks are two of the main problems of port structures protected by breakwaters. On the north breakwater of the Leixões Harbour, the inner area shelters an oil terminal, the berth A, in which the safety measures are high and sometimes limited the oil terminal operations. Looking for an improvement on the operational conditions of the oil terminal of Leixões, by reducing the overtopping during the year, a 2D model was built to be tested on the wave tank of the faculty of Engineering of the Porto University (FEUP).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: vgomes@fe.up.pt
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Berthing Characteristics and the Behaviour of the Oil Terminal of Leixões Harbour, Portugal (2005)
Capítulo ou Parte de Livro
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Paulo Rosa Santos; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes
Two-Dimensional Physical Modelling of the Northern Breakwater of Leixões Harbour. Case Study (2009)
Artigo em Revista Científica Internacional
F. Veloso Gomes; F. Taveira Pinto; E. Brogueira Dias; H. Guedes Lopes
Berthing characteristics and the behaviour of the oil terminal of Leixões Harbour, Portugal (2005)
Artigo em Revista Científica Internacional
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes
Estudo em modelo físico da eficiência hidraúlica à reflexão de blocos verticais perfurados (2007)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes; Paulo Jorge Rosa Santos
Overtopping reduction at Leixões Harbour, Portugal (2006)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes

Ver todas (7)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-13 às 18:57:03 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico