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A variabilidade do comportamento dinâmico de uma ponte de pequeno vão para tráfego de comboios de alta velocidade

Título
A variabilidade do comportamento dinâmico de uma ponte de pequeno vão para tráfego de comboios de alta velocidade
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2010
Autores
João Rocha
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
António Abel Henriques
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 299-301
BE2010 - Encontro Nacional Betão Estrutural
Lisboa, 10 a 1 de Novembro de 2010
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
Outras Informações
Resumo (PT): O presente trabalho tem como objectivo avaliar a sensibilidade de uma ponte de pequeno vão em linhas de alta velocidade relativamente a fenómenos ressonantes, tendo em conta a variabilidade real dos parâmetros que caracterizam a resposta dinâmica deste tipo de estruturas. Para o efeito estudou-se a ponte de Canelas, situada na linha do Norte, e aplicam-se técnicas de simulação, nomeadamente os métodos de Monte Carlo e do Hipercubo Latino, que permitem considerar de forma rigorosa a aleatoriedade dos parâmetros estruturais que afectam o comportamento dinâmico das pontes. Com base nos resultados obtidos nas simulações procedeu-se ainda a uma avaliação da segurança da ponte de modo a aferir qual a velocidade limite de passagem dos comboios de alta velocidade.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 3
Documentos
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