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Publicações

Inspecção não destrutiva dos cabos de pré-esforço da Ponte de N. S. da Guia através da tomografia por raios gama

Título
Inspecção não destrutiva dos cabos de pré-esforço da Ponte de N. S. da Guia através da tomografia por raios gama
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2009
Autores
Mário Jorge Pimentel
(Autor)
FEUP
Mario Mariscotti
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: II-81-II-88
1º Congresso Nacional de Segurança e Conservação de Pontes
Lisboa, 1 a 3 de Julho de 2009
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
Outras Informações
Resumo (PT): Neste trabalho apresentam-se os resultados de um teste piloto utilizando a tomografia por raios gama. O ensaio foi conduzido para avaliar de forma não destrutiva o estado e a localização dos cabos de pré-esforço da Ponte de N. S. da Guia. O projecto original da ponte data de 1973, tendo o pré-esforço sido dimensionado para garantir o estado limite de descompressão do tabuleiro para uma combinação de acções equivalente à actual combinação rara do RSAEP. Não obstante, o tabuleiro apresenta um padrão de fissuração sistemático e as fissuras exibem actividade apreciável quer sob acções térmicas, quer sob a acção de veículos pesados, conforme pode ser comprovado através de uma campanha de monitorização. Dada a inexistência do projecto de aplicação de pré-esforço, o traçado real dos cabos é desconhecido, assim como o valor do pré-esforço efectivamente instalado. No sentido de esclarecer estes aspectos foi efectuado um teste piloto para avaliar as potencialidades da tomografia por raios gama na obtenção de informação qualitativa e quantitativa respeitante aos cabos de pré-esforço, nomeadamente a quantificação dos diâmetros e posição das bainhas, a detecção de defeitos de injecção e a perda de secção dos cordões. Os princípios de funcionamento do método são descritos, assim como os principais resultados obtidos e a logística envolvida numa inspecção com estas características.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: mjsp@fe.up.pt
Documentos
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