Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A review on potential technological advances for fashion retail: smart fitting rooms, augmented and virtual realities = Uma revisão sobre os potenciais avanços tecnológicos para o varejo de moda: provadores inteligentes, realidades aumentada e virtual

Publicações

A review on potential technological advances for fashion retail: smart fitting rooms, augmented and virtual realities = Uma revisão sobre os potenciais avanços tecnológicos para o varejo de moda: provadores inteligentes, realidades aumentada e virtual

Título
A review on potential technological advances for fashion retail: smart fitting rooms, augmented and virtual realities = Uma revisão sobre os potenciais avanços tecnológicos para o varejo de moda: provadores inteligentes, realidades aumentada e virtual
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021
Autores
Fernandes, Clara E.
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Morais, Ricardo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Publicação em ISI Web of Science ISI Web of Science
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
Latindex
DOAJ
Dialnet
Google Scholar
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo técnico avaliará os novos avanços tecnológicos que podem mudar a forma como compramos roupas, explorando soluções existentes que ainda são comumente confundidas entre si: provadores inteligentes, espelhos interativos, Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). A abordagem metodológica baseada numa pesquisa exploratória terá início com uma revisão da literatura sobre provadores inteligentes e espelhos interativos, comparando as principais diferenças entre essas duas tecnologias e abordando as suas tentativas de implementação malsucedidas no varejo. A nossa pesquisa também avaliará tecnologias diárias, aquelas que possivelmente poderiam melhorar a experiência dos clientes com compras online, bem como de clientes com mobilidade reduzida. Com dispositivos inteligentes em cada esquina, é hoje mais difícil convencer os consumidores com produtos inovadores. Neste contexto, propomos algumas possibilidades de futuro para o varejo de moda, com os resultados a serem apresentados numa primeira abordagem, na esperança de que a partir deles possam ser criadas soluções inovadoras para o futuro. Além disso, as implicações sustentáveis relacionadas com esta abordagem serão abordadas nas considerações adicionais. Este estudo técnico considera apenas duas soluções básicas, que, eventualmente, eram muito complexas para caber no varejo de moda, e explora soluções adicionais que poderiam mudar essas limitações. Embora exploradas e pesquisadas nos últimos anos, soluções como os provadores inteligentes e os espelhos interativos já fizeram parte do que se considerou o futuro do varejo de moda. No entanto, modelos de negócios deficientes e falta de avanços tecnológicos na época limitaram essas soluções. As novas tecnologias, como a Realidade Aumentada (RA), a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Mista (RM), combinadas com a mais recente evolução dos smartphones, podem relançar estas soluções.
Abstract (EN): This technical paper will assess new technological advances that could change the way we buy clothes, exploring existing solutions that are still commonly confused with each other: Smart fitting rooms (SFR), interactive mirrors (IM), Virtual Reality (VR), and Augmented Reality (AR). The methodological approach based on an exploratory research will start with a literature review on SFR and IM, comparing the main differences between these two technologies and addressing their unsuccessful attempts in retail. Our research will also assess daily technologies, which could possibly improve the customer’s experience with online shopping, as well as customers with reduced mobility. With smart gadgets in every corner, consumers are more difficult to convince with innovative products. We will propose future possibilities for fashion retail, where results will be presented as a first approach, in hopes of creating innovative solutions for the future. Moreover, sustainable implications related with this approach will be addressed in our additional considerations. This technical study considers only two basic solutions that were eventually too complicated to fit into fashion retail, exploring additional solutions that could change these limitations. Although explored and researched in the last years, solutions like IM and SFR were once part of what was considered the future of fashion retail. However, poor business models and lack of technological advances at the time limited these solutions. New technologies such as Augmented Reality (AR), Virtual Reality (VR) and Mixed-Reality (MR), combined with the latest smartphone evolution could relaunch solutions like these.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1372-Texto do artigo-4190-1-10-20210802 1089.04 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Do NFTs sound good? An exploratory study on audio NFTs and possible avenues (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Fernandes, Clara E.; Morais, Ricardo
Convincing fashion consumers to go green: a brand communication problem? (2023)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Morais, Ricardo; Fernandes, Clara E.

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Da mesma revista

Moda, do-it-yourself e culturas globais digitais (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Guerra, Paula ; Bonadio, Maria Claudia
Interlocuções, trajetos e fluxos: Ana Salazar e a moda de autor em Portugal (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Salazar, Ana; Duarte, Cristina L.; Guerra, Paula ; Figueredo, Henrique Grimaldi
Angels with dirty faces: punk, moda e iconoclastias contemporâneas (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Guerra, Paula
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-21 às 05:40:52 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico