Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher

Publicações

O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher

Título
O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Rocha, Fernando Jesus da
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Morais, Ricardo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Crossref
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): Neste artigo procuramos verificar a importância que os clubes de futebol atribuem ao combate das desigualdades e em particular à afirmação do papel da mulher. Consideramos, para esse efeito, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas focamo-nos em particular no quinto, que versa sobre a igualdade de género e o empoderamento feminino. Através de um estudo de caso múltiplo, procedemos a uma análise comparativa das publicações realizadas pelos clubes de Portugal e Brasil, na rede social Facebook, para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Os resultados evidenciam que os clubes estão atentos à data e procuram, através das diferentes publicações, alertar para o papel da mulher, numa estratégia de comunicação orientada para a responsabilidade social.
Abstract (EN): In this article, we seek to verify the importance that football clubs attach to combating inequalities and, in particular, to affirm the role of women. For this purpose, we consider the 17 Sustainable Development Goals, but we focus in particular on the fifth, which deals with gender equality and women’s empowerment. Through a multiple case study, we carried out a comparative analysis of publications made by clubs in Portugal and Brazil on the social network Facebook to mark International Women’s Day. The results show that the clubs are aware of the date and seek, through different publications, to raise awareness of the role of women in a communication strategy geared towards social responsibility.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PapelFutebol 757.00 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-26 às 05:53:00 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico