Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Teenagers From Outer Space: Contributos para uma genealogia dos fios que teceram a moda e o do-it-yourself em Portugal

Publicações

Teenagers From Outer Space: Contributos para uma genealogia dos fios que teceram a moda e o do-it-yourself em Portugal

Título
Teenagers From Outer Space: Contributos para uma genealogia dos fios que teceram a moda e o do-it-yourself em Portugal
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2022
Indexação
Publicação em ISI Web of Science ISI Web of Science
Clarivate Analytics
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
DOAJ
Google Scholar
Latindex
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Sociologia
Outras Informações
Resumo (PT): A moda - em Portugal - ainda permanece algo remota nos estudos académicos. Poucas são as investigações, de enfoque histórico-social, que se debruçaram sobre a importância da moda em Portugal à exceção dos trabalhos de Cristina L. Duarte (2016). Procurando obviar esta relativa omissão, propomos um exercício diacrónico – desde finais dos anos 1970 – incidente na relação entre o do-it-yourself (DIY), a moda manifesta nas culturas urbanas (juvenis) e o (pós)-punk privilegiando uma abordagem de caráter qualitativo e etnográfico. O presente artigo visa, sobretudo, elucidar, analisar e refletir sobre a tríade moda, DIY e punk, procurando dar conta das metamorfoses que a praxis e o ethos DIY sofreram desde meados da década de 1970 (no pós-Revolução dos Cravos) até à atualidade. Prioriza-se, nesse sentido, a abordagem dos seguintes eixos: a anti-moda, o punk, o cosmopolitismo e a inevitabilidade do DIY no final dos anos 1970; a moda, o (pós)-punk, a resistência e a implantação do DIY nos anos 1980; a penetração da moda e da estética punk e o desenvolvimento do DIY nos movimentos sociais e lifestyles alternativos nos anos 1990; e ainda, a moda, a comodificação do DIY, a produção artística, o ativismo ecológico e os slow fashion movements nos anos 2000 e subsequentes. Assim, através destes quatro eixos-bússola, aduzimos um percurso empírico-concetual em torno da evolução do DIY e da moda em Portugal, enveredando por um périplo mnemónico, onde revisitámos lojas, eventos, acontecimentos, espaços de lazer, atores e estéticas; indagando, em cada um destes tópicos, os fios com que se foi costurando o DIY tendo em vista o princípio barthesiano de que uma variação do vestuário se faz necessariamente escoltar por uma variação do mundo e vice-versa.
Abstract (EN): Fashion - in Portugal - remains somewhat remote in academic studies. Few are the investigations, of historical-social focus, that have addressed the importance of fashion in Portugal with the exception of the work of Cristina L. Duarte (2016). Seeking to address this relative omission, we propose a diachronic exercise - since the late 1970s - focused on the relationship between the do-it-yourself (DIY), the fashion manifested in urban (youth) cultures and the (post)-punk emphasizing a qualitative and ethnographic approach. This article aims, above all, clarify, analyze and reflect on the triad fashion, DIY and punk, trying to explain the metamorphosis that the DIY ethos and praxis have undergone since the mid-1970s (post-Carnation Revolution) to the present day. We prioritize, in this sense, the approach of the following axes: anti-fashion, punk, cosmopolitanism and inevitability of DIY in the late 1970s; fashion, (post)-punk, resistance and implementation of DIY in the 1980s; fashion commodification and punk aesthetics and the development of DIY in social movements and alternative lifestyles in the 1990s; fashion, DIY commodification, artistic production, ecological activism and slow fashion movements in the 2000s and beyond. Thus, through these four compass-axes, we add an empirical-conceptual path around the evolution of DIY and fashion in Portugal, embarking on a mnemonic tour, where we revisit shops, events, happenings, leisure spaces, actors and aesthetics; inquiring, in each of these topics, the threads with which DIY was sewn in view of the Barthesian principle that a variation of clothing is necessarily accompanied by a variation of the world and vice versa.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
GUERRA (2022). Teenagers From Outer Space 3719.50 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Moda, do-it-yourself e culturas globais digitais (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Guerra, Paula ; Bonadio, Maria Claudia
Interlocuções, trajetos e fluxos: Ana Salazar e a moda de autor em Portugal (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Salazar, Ana; Duarte, Cristina L.; Guerra, Paula ; Figueredo, Henrique Grimaldi
Angels with dirty faces: punk, moda e iconoclastias contemporâneas (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Guerra, Paula
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-24 às 05:45:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico