Resumo (PT):
Gastronomia e Vinhos tem sido um produto premium da entidade nacional de gestão do
destino turístico Portugal (Turismo de Portugal), desde o primeiro Plano Estratégico Nacional para o
Turismo, aprovado pelo Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.o 53/2007, de 4 de
Abril, até à atualidade, com crescente visibilidade e prémios na área alimentar. Não obstante, a investigação internacional aponta para a necessidade emergente de um conhecimento especializado desta
indústria, nomeadamente das suas variadas denominações e potenciais segmentos de procura turística
alimentar. O objetivo principal deste estudo consiste em claricar a nomeação atribuída a este setor
turístico em Portugal, e identicar potenciais segmentos na sua respetiva procura turística, emparelhados
com a restauração. Desta forma, e devido à atual situação de pandemia, foi criada uma metodologia
exploratória inovadora para um grupo focal de especialistas da área alimentar, adaptada a um formato
online, recorrendo a estímulos visuais, e ao processamento da análise qualitativa de dados através de
um software especializado. Os resultados demonstram que, apesar de não haver consenso relativamente
à renomeação das atividades turísticas relacionadas com a alimentação, houve uma aprovação no que
concerne às quatro tipologias de restauração propostas, bem como os seus hipotéticos segmentos de
procura turística, como apresentado na secção de resultados intermédios. Comprovou-se igualmente a
necessidade de dar continuidade a esta análise sobre os principais mercados de procura turística alimentar
em Portugal, sendo assim apresentada uma proposta de investigação na última secção, a desenvolver no
futuro.
Abstract (EN):
Gastronomy and Wines has been a premium food tourism product of the national destination
management organization (Tourism of Portugal) since its rst National Strategic Plan for Tourism approved by the Portuguese Government through the Resolution of the Council of Ministers no. 53/2007,
of 4th of April, to the present one with growing visibility and food awards. However, international research points out the emergent need to have in-depth knowledge of this industry, namely on the numerous
given denominations and its potential segmentations on the food tourist demand. The main objective of
this study is to clarify the nomination for this tourism sector in Portugal and to identify potential food
tourism demand segmentations, paired up with the restaurant industry. To this, and due to the present
pandemics, an innovative exploratory methodology was created for a food expert focus group, adapted
to an online format, using visual stimuli and a computer-assisted qualitative data analysis software. The
ndings show that, although there was not a general agreeance in the renaming of the tourist food
related activities, there was a consensus in the proposed four restaurant typologies and its hypothetical
tourist demand segmentation, as presented on intermediate results section. Also, emerged the need for
future research on the main food tourism demand markets in Portugal, thus being presented in the last
section of this study a structured proposal for the coming research.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica