Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Populism, twitter, and political communication: an analysis of Jair Bolsonaro’s tweets during the 2018 election campaign = Populismo, twitter e comunicação política: análise dos tweets de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018

Publicações

Populism, twitter, and political communication: an analysis of Jair Bolsonaro’s tweets during the 2018 election campaign = Populismo, twitter e comunicação política: análise dos tweets de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018

Título
Populism, twitter, and political communication: an analysis of Jair Bolsonaro’s tweets during the 2018 election campaign = Populismo, twitter e comunicação política: análise dos tweets de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021-12-30
Autores
Mangerotti, Paulo
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
González-Aldea, Patricia
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Publicação em ISI Web of Science ISI Web of Science
Publicação em Scopus Scopus
Communication Source (EBSCO)
EBSCO
Worldcat OCLC
ERIH Plus
Google Scholar
Latindex
DOAJ
CLASE
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): O principal objetivo deste artigo é compreender o populismo e a sua relação com as redes sociais, em particular, analisar a conta oficial do Twitter do então candidato a presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Partindo de um levantamento teórico sobre a definição do populismo, desde autores clássicos como Boyte e Riessman (1986) e Bell (1992), até outros da atualidade como Mudde (2004), Panizza (2005) e Müller (2016), o artigo procura, também, entender se as característicaschave do populismo estiveram presentes nas narrativas da candidatura de Bolsonaro. Partindo de uma análise qualitativa e quantitativa do conteúdo partilhado no Twitter, demonstrou-se a presença de mensagens populistas nas campanhas deste político, em particular numa dimensão relacionada com a culpabilização das elites e o instigar dos medos da sociedade.
Abstract (EN): The main objective of this paper is to understand populism and its relationship with social media, in particular, to analyze the official Twitter account of the former presidential candidate of Brazil, Jair Bolsonaro. This paper starts with a theoretical review of the definition of populism presented by classic authors such as Boyte and Riessman (1986) and Bell (1992), and by more contemporary authors such as Mudde (2004), Panizza (2005), and Müller (2016). This article also seeks to identify whether the key characteristics of populism were present in the political campaign narratives. Starting from a qualitative and quantitative analysis of content shared on Twitter, we identified populist messages in Bolsonaro’s election campaigns, particularly ones that tend to blame the elites and trigger society’s fears.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1415-Article Text-6449-6547-10-20211229_por Versão em língua portuguesa 579.61 KB
1415-Texto do Artigo-6466-6564-10-20211230 Versão em língua inglesa 657.29 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Da mesma revista

Public journalism and education for the media: suggestions based on a research project into the Portuguese regional press (2011)
Artigo em Revista Científica Internacional
Correia, João Carlos; Carvalheiro, José Ricardo; Canavilhas, João; Morais, Ricardo ; Sousa, João Carlos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-06 às 23:51:25 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias