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Modelação do atraso dos veículos em tráfego urbano usando modelos de efeitos mistos

Título
Modelação do atraso dos veículos em tráfego urbano usando modelos de efeitos mistos
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2004
Autores
Maria de Lurdes Simões
(Autor)
FEUP
Paula Milheiro de Oliveira
(Autor)
FEUP
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Américo Pires Costa
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 793-802
XI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística
Outras Informações
Resumo (PT): Com a finalidade de verificar se o valor do incremento unitário dado ao tempo verde, em cruzamentos regulados por semáforos semi-actuados, é susceptível de provocar alterações significativas no atraso médio sofrido pelos condutores, revelando-se como um factor determinante na optimização do desempenho do cruzamento, procedeu-se à análise longitudinal de dados obtidos na simulação de tráfego urbano. Considerando-se 3 cenários com diferentes valores de incremento unitário para o tempo verde. Estabeleceu-se um modelo entre a resposta, o atraso médio, e as covariáveis, que são relações funcionais da variável que representa o débito de veículos por hora na via principal. Trata-se de um modelo não linear de efeitos mistos. Concluímos que o incremento unitário de verde tem um efeito significativo na variável resposta, que para fluxos menos elevados, quer quando os fluxos se aproiximam da capacidade do cruzamento.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 10
Documentos
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