Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Documents and domains: aspects of Intercultural Education in English Language Teaching (ELT) in Portugal

Publicações

Documents and domains: aspects of Intercultural Education in English Language Teaching (ELT) in Portugal

Título
Documents and domains: aspects of Intercultural Education in English Language Teaching (ELT) in Portugal
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Hurst, Nicolas
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Franco, Carla
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Academic Search Ultimate (EBSCO)
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
DOAJ
ERIH Plus
SHERPA/RoMEO
Google Scholar
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
Worldcat OCLC
Fonte académica
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Outras Informações
Resumo (PT): A aprendizagem precoce do Inglês na rede de escolas públicas em Portugal tem sido objeto de amplo debate, não se tendo esgotado com a introdução do ensino do Inglês na matriz curricular do 1º Ciclo, em 2015, e que veio desenvolver a consciência intercultural de um maior número de crianças. Os novos programas e documentos orientadores emanados do Ministério da Educação, onde se redefiniram objetivos e domínios de aprendizagem, vêm sendo sido discutidos e alterados desde a instituição supranacional do Quadro Comum Europeu de Referência, em 2001, com cada vez mais alusões ao domínio intercultural na aprendizagem do Inglês. Igualmente, toda a literatura académica, por autores como Byram (2006; 2009) e Guilherme et al. (2006), apontam para a centralidade da competência intercultural na aprendizagem da cidadania e na construção curricular desde os primeiros anos de escolaridade. Este artigo procura analisar em que medida estas intenções e visões do “Domínio Intercultural” foram incorporadas nos documentos curriculares de referência e, por sua vez, estarão a estruturar a experiência de aprendizagem da língua Inglesa pelas crianças Portuguesas.
Abstract (EN): The early learning of English in the state school network in Portugal has been the subject of a wide debate, which has not been exhausted by the introduction of English teaching as a curricular subject in the 1st cycle, in 2015, and which has helped to develop the intercultural awareness of a greater number of children. The new programmes and guideline documents emanating from the Ministry of Education, where objectives and areas of learning have been redefined, have been discussed and changed since the supranational imposition of the Common European Framework of Reference in 2001, with increasing allusions to the intercultural domain in learning English. Likewise, all the academic literature, from authors such as Byram (2006; 2009) and Guilherme . (2006), points to the centrality of intercultural competence in the learning of citizenship and curriculum construction since the first years of schooling. This article seeks to analyze the extent to which these intentions and visions of the “Intercultural Domain” have been incorporated into the reference curriculum documents and, in turn, will be structuring the experience of learning the English language by Portuguese children.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11041
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
4_NHurst 344.88 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2020! (2020)
Outras Publicações
Veloso, João
Timão de Atenas (2016)
Livro
Shakespeare, William ; Ribeiro, Nuno Pinto
Sister, can you hear the deep blue of the sea? (2018)
Livro
Barata, Gilda Nunes ; Vasconcelos, Filomena
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (87)

Da mesma revista

Tatiana Slama-Cazacu 1920-2011 (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria da Graça L. Castro Pinto
Stephen BAILEY. Academic Writing. A Handbook for International Students (...) [recensão] (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Maria da Graça Castro

Ver todas (45)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-21 às 12:21:40 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias