Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Educação para uma ‘sociedade de risco’: ensinar e aprender a (con)viver com os perigos e desastres

Publicações

Educação para uma ‘sociedade de risco’: ensinar e aprender a (con)viver com os perigos e desastres

Título
Educação para uma ‘sociedade de risco’: ensinar e aprender a (con)viver com os perigos e desastres
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2021
Autores
Soares, Laura
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Geografia
Outras Informações
Resumo (PT): Enquanto domínio fundamental da Educação para a Cidadania, aprender a viver numa ‘sociedade de risco’ implica a definição de um conjunto de orientações no sentido de promover uma cultura de prevenção e autoproteção de crianças e jovens face à ocorrência de eventos danosos, independentemente da sua origem. Considerando o quadro normativo do sistema educativo em Portugal, assim como os métodos/ estratégias pedagógicas que devem ser privilegiados na atualidade, apresentam-se um conjunto de reflexões sobre ‘perigos e desastres’ que, no âmbito da formação de jovens professores de Geografia da Universidade do Porto, serviram de inspiração para a implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, designadamente através da promoção de trabalhos-projeto desenvolvidos em colaboração com estudantes do ensino básico e secundário.
Abstract (EN): Education for a ‘risk society’: teaching and learning to (con)live with hazards and disasters. As a fundamental domain of Citizenship Education, learning to live in a ‘risk society’ implies the definition of a set of guidelines in order to promote a culture of prevention and self-protection of children and young people facing the occurrence of harmful events, regardless of their origin. Considering the normative framework of the educational system in Portugal, as well as the pedagogical methods/strategies that should be privileged nowadays, a series of reflections on ‘hazards and disasters’ are presented which, in the context of the training of young teachers of Geography of the University of Porto, served as inspiration for the implementation of active teaching and learning methodologies, namely through Project Based Learning, developed in collaboration with students of basic and secondary schools.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

DITE-Diverse Internationalisation of Teacher Education: a report on Internationalisation of Teacher Education (2022)
Relatório Técnico
Pacheco, Elsa ; Gomes, António Alberto; Teixeira, José; Soares, Laura ; Couto, Maria João; Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente
Cooperation partnerships in higher education: project result 1: report on the status of internationalisation of teacher education (2022) (2022)
Relatório Técnico
B. M. Aguado; A. Basinska; Paulo Simões Carvalho; Maria Couto; A. Cywinski; J. Domagata; Leanete Dotta; Cláudio Farias; Rosa Tomás Ferreira; João Alberto Pinto; I. Jazukiewicz; M. Kopalska; A. Linka; Amélia Lopes; L. M. Marquèz; Carla Morais; A. Murawska; Paulo Nogueira; M. R. Palau; Elsa Pacheco...(mais 14 autores)
PROM@TT. 2V - Promove @ tua terra: Viver e Visitar [objetivos] (2018)
Poster em Conferência Nacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura ; Gomes, António Alberto; Teixeira, José
PROM@TT. 2V - Promove @ tua terra: Viver e Visitar: Freguesia de Ramalde (2018)
Poster em Conferência Nacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura ; Gomes, António Alberto; Teixeira, José
PROM@TT. 2V - Promove @ tua terra: Viver e Visitar: Freguesia de Paranhos (2018)
Poster em Conferência Nacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura ; Gomes, António Alberto; Teixeira, José

Ver todas (56)

Do mesmo livro

Quantificação das mudanças recentes na forma e volume da restinga do Cabedelo, foz do rio Douro (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Fernandes, Rui Morais; Gomes, António Alberto; Teixeira, José
Na adaptação aos riscos climáticos é preciso pensar pequeno (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Monteiro, Ana ; Madureira, Helena ; Sousa, Carlos; Pacheco, Maria
Medidas de mitigação e controlo de ravinamento: um estudo de caso das ravinas de Seirós (Norte de Portugal) (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, Bruno; Ferreira, Carmen ; Nunes, Adélia ; Castro, Ana C. Meira
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-26 às 20:39:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias