Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O contributo da literatura para o processo de aprendizagem da L2: O recurso à crónica de imprensa

Publicações

O contributo da literatura para o processo de aprendizagem da L2: O recurso à crónica de imprensa

Título
O contributo da literatura para o processo de aprendizagem da L2: O recurso à crónica de imprensa
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2020
Autores
Lopes, Ângela Filipe
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Revista
Indexação
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): A literatura nem sempre é vista como interveniente óbvia no processo de aprendizagem de uma L2 em virtude de ser considerada como pouco útil ao ensino do uso quotidiano e maioritariamente oralizado das línguas. Este texto propõe um ponto de vista sobre este género textual que implica colocálo no cerne do processo de aprendizagem da L2 pelo contributo que pode trazer ao processo de construção da competência linguística, mas também pela importância que assume no desenvolvimento de uma capacidade metacognitiva que favorece a distância do texto e da situação vivida através dele. Tendo em mente a relação estreita e complementar da leitura e da escrita, bem como a importância da literatura no contexto letivo em L2, discutem-se intervenções possíveis a partir da crónica literária por se considerar um tipo de texto que, apesar de beneficiar dos traços literários presentes em obras de maior extensão, como o romance ou o conto, os concentra numa peça mais curta e mais flexível.
Abstract (EN): Literature isn’t always seen as a rightful player in a L2 learning process due to the fact that it is regarded as bringing limited value to teaching a language whose use is predominantly seen as a day-to-day oral necessity. We offer a perspective on this text type that entails placing it in the core of the L2 learning process insofar as it may contribute not only to the construction of linguistic competence, but also to the development of metacognitive skills which favor distance from the text and from the situation that the reader experiences by reading the text. Considering both that reading and writing are closely related in a complementary relationship and that literature is important in a L2 learning environment, we aim at discussing possible takes on reading and writing by using the literary press column. In spite of benefiting from literary traits, this type of text is nevertheless a shorter one when compared to extensive pieces, such as novels or short stories, which means it concentrates the same characteristics while it is more flexible from a teaching perspective.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6682
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
6682-32615-1-PB 282.51 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Castro
Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2 (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro

Ver todas (8)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-13 às 02:08:31 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico