Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Cidade de São Tomé: evolução, actualidade e desafios

Publicações

Cidade de São Tomé: evolução, actualidade e desafios

Título
Cidade de São Tomé: evolução, actualidade e desafios
Tipo
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Ano
2011
Autores
Ana Silva Fernandes
(Autor)
FAUP
Ata de Conferência Nacional
Sociedade de Geografia de Lisboa
Sociedade de Geografia de Lisboa
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
CORDIS: Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos sobre o Terceiro Mundo ; Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Outras Informações
Resumo (PT): “Coração da ilha, núcleo de irradiação para o interior, centro comercial, sede do Cabido e da governação, a cidade de São Tomé havia de reflectir as expansões e contracções das vicissitudes históricas e económicas por que a ilha passou.” [Tenreiro, 1961: 203] São Tomé e Príncipe, apesar da sua reduzida dimensão territorial e populacional, apresenta uma interessante diversidade de fenómenos de ocupação, reflexo das mutações decorrentes dos diferentes ciclos económicos e opções estratégicas tomadas ao longo de cinco séculos de colonização, passando pelo processo de independência até à contemporaneidade. Num percurso que se estende das primeiras ocupações à produção sacarina, da liderança económica mundial de exportações do cacau, aos processos de modernização até à actual condição de micro-Estado em desenvolvimento, o território constitui um elemento em constante interacção. Analisando as diferentes características e padrões de ocupação territorial – a malha urbana, mas também a sua relação com a roça (empresa agrícola), a vila ou o luchan (lugar, assentamento) – serão discutidos mecanismos adoptados nos sucessivos desafios que se foram interpondo à acção humana: da conquista ao mato da área para urbanizar e da luta para superação de condições de insalubridade, da cidade do açúcar e dos escravos à “cidade adormecida” [Tenreiro, 1961: 204], do período de pousio económico que antecedeu o boom do cacau e a elevação de São Tomé ao estatuto de “pérola do Atlântico”, até aos sucessivos planos de modernização e dinâmicas de urbanização, da independência até aos nossos dias. As estratégias de ocupação, as relações socioeconómicas, o património herdado e as formas da sua apropriação materializam no espaço as lutas e relações do tempo. Actualmente, mais de metade da população vive em São Tomé e Príncipe abaixo do limiar de pobreza, agravando a dificuldade do habitualmente complexo processo de planeamento territorial. As áreas de assentamento informal e as carências habitacionais, a dificuldade na monitorização do território, o regime de propriedade, a dependência de financiamento externo, a escassez de recursos humanos e meios técnicos, e a pluralidade de agentes intervenientes no processo de construção e intervenção no ambiente construído, constituem apenas alguns dos actuais desafios a serem enfrentados. Nesta apresentação pretendem-se assim expor e debater as múltiplas heranças materializadas no território e na malha urbana de São Tomé, discutindo expectativas e percursos.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: alfernandes@arq.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
SGL_resumo_AnaSilvaFernandes_Cidade deS?oTom? SGL_resumo_Cidade de São Tomé_AnaSilvaFernandes 110.06 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Regeneração das Roças de São Tomé e Príncipe: herança e apropriação, desafios e potencial para o desenvolvimento (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ana Silva Fernandes; Manuel Fernandes Sá; Rui Fernandes Póvoas
Palafitas por terra: a arquitectura popular em São Tomé e Príncipe. Influências, sistemas construtivos e potencial para o desenvolvimento. (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ana Silva Fernandes; Manuel Fernandes Sá; Rui Fernandes Póvoas
A bittersweet inheritance: the cocoa islands of São Tomé and Príncipe from colonial hegemony to developing microstate (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ana Silva Fernandes; Manuel Fernandes Sá; Rui Fernandes Póvoas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-12 às 16:35:45 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico