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Publicações

Análise exploratória dos conflitos veiculo-peão com recurso à micro simulação

Título
Análise exploratória dos conflitos veiculo-peão com recurso à micro simulação
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2019
Autores
Harley Amado
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Francisco Soares
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Paulo Ribeiro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Elisabete Freitas
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
José Pedro Tavares
(Autor)
FEUP
Sara Ferreira
(Autor)
FEUP
Outras Informações
Resumo (PT): O presente trabalho realiza um análise exploratório dos conflitos entre peões e veículos num atravessamento sem sinalização luminosa, usando o indicador proxy de segurança TTC (time to collision) como parâmetro principal para a comparação dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simulação microscópica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informação no local do comportamento do condutor e o peão antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a técnica de observação, a qual consistiu nas filmagens com vídeo camara durante às horas pontas do dia (2 horas). Esta informação foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obtenção das trajetórias e velocidades das entidades (peão e veículo) tendo como objetivo o cálculo do TTC observado. Não foi feita uma calibração para o modelo em VISSIM, mas foram usados parâmetros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condições do fluxo veicular, pedonais e geométricas com o local em estudo. Para analisar adaptação dos parâmetros foi usado o índice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceitação de resultados (menor a 10%, de acordo com a literatura). Apesar da diferença entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54%, este trabalho fornece uma base metodológica para a determinação dos conflitos peão-veículo.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 8
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
ANPET_2019_Amado et al 2864.59 KB
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