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Controlo da resposta estrutural ao sismo e ao vento de um pórtico de sinalização em autoestrada através de um TMD

Título
Controlo da resposta estrutural ao sismo e ao vento de um pórtico de sinalização em autoestrada através de um TMD
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1099-1100
Proceedings of the 1st Iberic Conference on Theoretical and Experimental Mechanics and Materials / 11th National Congress on Experimental Mechanics
Porto/Portugal, 4-7 November 2018
Outras Informações
Resumo (PT): Este trabalho contribui para uma melhor compreensão da resposta ao sismo e ao vento de Pórticos de Sinalização do tipo consola, comuns nas Auto-estradas. Para tal, o presente artigo apresenta um estudo comparativo da resposta da estrutura ao sismo e ao vento, para os casos com e sem amortecedor de massa sintonizado (tendo como sigla inglesa TMD - Tuned Mass Damper). O artigo começa com um breve resumo de diferentes metodologias para avaliar a acção sísmica em estruturas. Algumas orientações sobre o procedimento adoptado para a seleção de conjuntos apropriados de acelerogramas em conformidade com o Eurocódigo 8-1 para Portugal (Faro) são estabelecidas. Posteriormente, uma metodologia para simular artificialmente series temporais de vento natural para a análise do comportamento em serviço destas estruturas é apresentada. De forma a mitigar os efeitos dinâmicos das acções mencionadas, a estrutura de sinalização é equipada com um TMD, solução com eficiência histórica comprovada em diferentes estruturas e que evidencia uma facilidade de aplicação e de modelação numérica. A estrutura em causa exibe na direção fora do plano uma redução significativa em termos de deslocamentos e acelerações após a implementação do TMD para as acções sísmicas e para a acção do vento.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 2
Documentos
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