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Comportamento Dinâmico da ponte proposta para a terceira travessia do Tejo (TTT) sob a ação do tráfego ferroviário de alta velocidade

Título
Comportamento Dinâmico da ponte proposta para a terceira travessia do Tejo (TTT) sob a ação do tráfego ferroviário de alta velocidade
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1101-1104
Proceedings of the 1st Iberic Conference on Theoretical and Experimental Mechanics and Materials / 11th National Congress on Experimental Mechanics
Porto/Portugal, 4-7 November 2018
Outras Informações
Resumo (PT): A Terceira Travessia do Tejo (TTT) foi proposta para fazer a travessia do rio Tejo entre Lisboa e a margem Sul, o projeto é de uma ponte atirantada com tabuleiro duplo misto aço/betão. No caso de ser retomado o concurso e construída, esta ponte, terá o vão mais longo de uma travessia rodoferroviária atirantada construída na Europa. O tabuleiro duplo, sustentado por duas treliças tipo Warren, é constituído por duas plataformas, uma superior para a circulação de tráfego rodoviário, seis vias, a outra inferior para tráfego ferroviário, quatro vias. A forma das torres adotadas para o presente estudos é em Y invertido. A opção por esta forma de torre decorre de um estudo precedente onde foram analisadas duas formas de torre, uma em Y invertido e a outra em H porticado. Do estudo conclui-se que a forma de torre em Y invertido quando solicitada transversalmente é mais eficaz. Neste trabalho faz-se uma análise dinâmica sob a ação do tráfego ferroviário de alta velocidade da ponte proposta para a Terceira Travessia do Tejo (TTT). O principal objetivo é analisar o comportamento dinâmico do tabuleiro da ponte sob ações dinâmicas. As análises dinâmicas são efetuadas para a passagem de diversos comboios em circulação na rede europeia de alta velocidade (comboios reais) e dos comboios referentes ao High Speed Load Model A (HSLM- A). Compara-se ainda os resultados obtidos da análise dinâmica com os resultados obtidos da aplicação do modelo de cargas LM71, afetado do coeficiente de amplificação dinâmica.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 4
Documentos
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