Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Tecnologia, economia, regulação e a audiência: uma perspectiva sobre as origens da rádio

Publicações

Tecnologia, economia, regulação e a audiência: uma perspectiva sobre as origens da rádio

Título
Tecnologia, economia, regulação e a audiência: uma perspectiva sobre as origens da rádio
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2019
Autores
Rosa, António Machuco
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
DOAJ
Google Scholar
Latindex
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo tem como objetivo explicar a transição dos meios de comunicação ponto a ponto que surgiram durante o século XIX, como o telégrafo e o telefone, para o modelo de difusão em broadcasting característico da rádio nas primeiras décadas do século XX. Toma-se como principal referência os inícios da rádio nos Estados Unidos. Argumenta-se que factores tecnológicos, dinâmicas econômicas, o quadro da regulamentação governamental e o conceito social de audiência são os fatores necessários para explicar essa transição, assim como a forma que a rádio assumiu na sua origem.
Abstract (EN): This article aims to explain the transition from point to point media that emerged during the nineteenth century, such as the telegraph and the telephone, to the model of broadcasting characteristic of radio in the first decades of the twentieth century. The beginning of radio in the United States is taken as the main reference. It is argued that technological factors, economic dynamics, the framework of governmental regulation and the social concept of audience are the necessary factors to explain that transition, as well as the form that radio assumed in its origin. ES: Este artículo pretende explicar la transición que surgió en los medios de comunicación punto a punto durante el siglo XIX, como el telégrafo y el teléfono hacia el modelo de transmisión característico de la radio en las primeras décadas del siglo XX. El comienzo de la radio en los Estados Unidos se toma como la principal referencia. Se argumenta que los factores tecnológicos, la dinámica económica, el marco de la regulación gubernamental y el concepto social de audiencia son los factores necesarios para explicar esa transición, así como la forma que la radio asumió en su origen.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
6827-36882-1-PB 691.80 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Da mesma revista

História do jornalismo em Portugal: proposta de periodização (2020)
Artigo em Revista Científica Internacional
Sousa, Jorge Pedro; Lima, Helena
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-29 às 02:14:45 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico