Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Validação de um método numérico FEM para a análise de vibrações induzidas por acção humana

Publicações

Validação de um método numérico FEM para a análise de vibrações induzidas por acção humana

Título
Validação de um método numérico FEM para a análise de vibrações induzidas por acção humana
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Autores
Pedro Alves Costa
(Autor)
FEUP
Alexandre Pinto
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Luís Godinho
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Paulo Amado Mendes
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Outras Informações
Resumo (PT): Vibrações induzidas por tráfego ferroviário representam, atualmente, um problema ambiental que se reflecte nas populações circundantes sob a forma de vibrações e ruído re-radiado, e para o qual urge dar resposta. Numa tentativa de constituir modelos de previsão, diversos métodos numéricos têm sido apresentados, permitindo, com elevado rigor, a determinação do campo de vibrações induzidas pela passagem de um comboio. Por questões de eficiência computacional a generalidade dos métodos numéricos existentes adota um conceito denominado por 2.5D, onde se impõe a invariância da secção transversal na direção de desenvolvimento da estrutura. Esta invariância da seção pode, muita das vezes, apresentar-se como um obstáculo à análise de casos particulares. Assim no presente artigo apresenta-se a validação de um método numérico assente na formulação FEM-PML 3D, com condições de periodicidade nas fronteiras correspondentes ao desenvolvimento da via, tornando possível a inclusão de variabilidade longitudinal periódica.
Abstract (EN): In nowadays ground borne vibrations presents as a problem to the inhabitants in the vicinities of the railway network. In an attempt to analyse such problems, multiple numerical methods have been presented allowing, with great precision, the determination of the deformation field induced by a train passage. To reach computational efficiency many of the methods adopt a concept known as 2.5D modelling, imposing cross section invariance in the longitudinal direction. Such assumption may represent an obstacle to the analyses of many real cases. Thus, in the present paper is presented and validated one numerical method with a three-dimensional FEM-PML formulation with special boundaries conditions, which can simulate the periodicity of the model.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 9
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Mitigation of vibration induced by railway traffic through soil buried inclusions: A numerical study (2018)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Pedro Alves Costa; Alexandre Pinto; Luís Godinho; Paulo Amado Mendes
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-29 às 05:03:24 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico