Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso

Publicações

Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso

Título
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2019
Autores
Cerqueira, Rita
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Indexação
DOAJ
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.
Abstract (EN): Sports are part of multiple dimensions of society, which leads them to cross borders and overcome divergences so as to reach more and more people in different social dynamics. Specialized sports journalism reaches the highest audiences, but it has to coexist with other realities, such us brand promotion. Sports channels have emerged as part of this trend implemented by top clubs, which seized the role of broadcasters, and club channels became part of their strategic communication. This case-study debates the appropriation of sports journalism formats in the promotion of the branding Universo Porto – Jornal. A categorization and analysis of the content is the methodology used to tackle the Porto Canal broadcast. It aims to establish a relationship between the analyzed contents and the characteristics of specialized journalism, in order to realize how these formats are part of the brand promotion strategies.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://journals.openedition.org/cp/5177
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
HelenaLima_cp-5177 293.72 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Da mesma revista

Literacia mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia: dossiê temático (2022)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Silveira, Patrícia; Morais, Ricardo
Podcasts are fashionable too: the use of podcasting in fashion communication (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Fernandes, Clara; Morais, Ricardo
Os novos territórios do podcast (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Reis, Ana Isabel; Ribeiro, Fábio
Literacias, cidadania e democracia: um caminho comum (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silveira, Patrícia; Morais, Ricardo

Ver todas (8)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-05 às 03:54:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias