Resumo (PT):
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção das imagens em movimento e sobre alguns dos diversos processos de transmissão das imagens providenciando novas possibilidades de leitura e de significação para um corpus de dois filmes, dentro da cinematografia de Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial (1931/34) e O
Pintor e a Cidade (1956), relacionáveis, porém, com um filme intermédio, Aniki-Bóbó
(1942). Perante a multiplicidade de informação convocável em cada visionamento,
tornou-se necessário criar um conjunto de instrumentos de análise, bem como um
quadro teórico de referências que atuasse também como recurso e que permitisse
ordenar e disciplinar o olhar para os diversos pontos de contacto de cada filme com a
cultura visual na qual se inserem.
Abstract (EN):
This work proposes a reflection on the construction of moving images and
on some of the several processes of transmission of the images providing new possibilities of reading and meaning of a corpus of two films, within the cinematography of
Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial (1931/34) and O Pintor e a Cidade (1956), related with a film made between them, Aniki-Bóbó (1942). In view of the multiplicity of
information that could be gathered in each view, we created a set of analytical tools,
as well as a theoretical framework of references that would also act as a resource and
that would allow ordering and disciplining our views on various points of contact of
each film with the visual culture in which they are inserted.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica