Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > The meanings of higher education, work, and transition from higher education to work = Os significados da educação superior, do trabalho e da transição da educação superior para o trabalho

Publicações

The meanings of higher education, work, and transition from higher education to work = Os significados da educação superior, do trabalho e da transição da educação superior para o trabalho

Título
The meanings of higher education, work, and transition from higher education to work = Os significados da educação superior, do trabalho e da transição da educação superior para o trabalho
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2019
Autores
André Monteiro
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carlos Gonçalves
(Autor)
FPCEUP
Revista
Vol. 37 4
Páginas: 431-446
ISSN: 0870-8231
Indexação
PsycInfo
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Outras Informações
Resumo (PT): Num tempo de incerteza e precarização do trabalho, este estudo tenta compreender como os estudantes do ensino superior constroem significados sobre a educação superior, o trabalho, a transição da educação para o trabalho e como estes se relacionam entre si. Com uma amostra de 986 estudantes do Ensino Superior português visa-se compreender as relações e mediações das dimensões dos significados da educação superior com as dimensões dos significados da transição da educação superior para o trabalho e as dimensões dos significados do trabalho. A dimensão Afirmação Profissional é mediadora da relação entre o Desenvolvimento Pessoal e Social e a Dimensão Pessoal e Social do Trabalho. Com base na análise dos resultados algumas pistas de intervenção são apresentadas.
Abstract (EN): In times of uncertainty and growing job insecurity, this study aims to understand how higher education students build meanings regarding higher education, work, the transition from education to work, and how they are interrelated. Based on a sample of 986 students in the Portuguese higher education system, we intend to understand the relationships and mediations of the dimensions of the meanings of higher education with those of the transition from higher education to work and of the meanings of work. Professional Affirmation mediates the relationship between Personal Development and Personal and Social Dimension of Work. The results show that 61% of the dependent variable values for the personal and social dimension of work are explained by the proposed model. An analysis of the results provides a few pointers for counselling, which will be discussed.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Análise Psicológica 2019 95.65 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Significados da educação superior, do trabalho e da transição para o trabalho (2018)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Monteiro, André; Santos, Paulo Jorge ; Gonçalves, Carlos
Significados da educação superior, do trabalho e da transição para o trabalho (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Monteiro, André; Santos, Paulo Jorge ; Gonçalves, Carlos
Jovens: do ensino superior para o mercado de trabalho (2019)
Artigo em Outras Revistas
Monteiro, André; Gonçalves, Carlos ; Santos, Paulo Jorge

Da mesma revista

Vinculação e comportamentos de saúde: estudo exploratório de uma escala de avaliação em adolescentes (2002)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Luís Pais Ribeiro; M. Sousa
Validação de um instrumento sobre diversas perspectivas da morte (2004)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Barros de Oliveira; Félix Neto
Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva (2001)
Artigo em Revista Científica Nacional
J. F. Cruz; Cláudia Dias; Rui Gomes; André Alves; Sandra Sá; Isabel Viveiros; Sérgio Almeida; Sofia Pinto
Tornar-se psicólogo para além das aulas: grupo de desenvolvimento com estudantes de psicologia (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ana Cristina Rocha; Graça Silva; Raquel Camarinha Barbosa; Cidália Duarte

Ver todas (154)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-25 às 16:04:59 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico