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Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as possibilidades da reflexão colaborativa sobre a prática como dispositivo de (trans)formação

Título
Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as possibilidades da reflexão colaborativa sobre a prática como dispositivo de (trans)formação
Tipo
Tese
Ano
2012-11-14
Autores
Paulo Alexandre Correia Pimenta
(Autor)
FPCEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): O estudo decorre de um processo de reflexão crítica do seu autor sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas no qual foi orientador, o autor tenta compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Problematizando a atual situação da profissionalidade dos professores do 1ºCEB, o autor fundamentou-se em diferentes contributos concetuais do campo da formação de professores e da profissionalidade docente, salientando-se as abordagens focadas no profissional reflexivo, perspetivando-os numa aceção sociocrítica e contextualizada em problemáticas da modernidade tardia; estes contributos permitiram interpelar e significar os discursos empíricos. O trabalho empírico baseou-se no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos heterogéneos e não científicos com o objetivo de promover a interação e a interdependência entre os saberes científicos e outros saberes não científicos que permitiu reconhecer as práticas das participantes do estudo. O recurso metodológico mediador utilizado no trabalho empírico que permitiu reconstruir a realidade empírica foi a análise de conteúdo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.
Idioma: Português
Nº de páginas: 118
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Uma_profissionalidade_reclamada Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as possibilidades da reflexão colaborativa sobre a prática como dispositivo de (trans)formação 951.56 KB
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